Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Quem somos / contato

Cultura e Extensão no DB-IB

O Departamento de Botânica (DB) do Instituto de Biociências (IB) da USP procura intensificar trocas entre a universidade e a sociedade por meio de atividades de aplicação, produção e transmissão de experiências e saberes construídos no espaço acadêmico.

Representantes do DB na Comissão de Cultura e Extensão do IB

Profa Dra Cristiane Calixto (Titular) criscalixto@usp.br
(29/06/2020 28/06/2023)

Profa Dra Fanly Fungyi Chow Ho (Suplente) fchow@ib.usp.br
(29/06/2020 28/06/2023)

 

Prêmios

2019

Inserção Social

Muitos aspectos da nossa pesquisa cumprem papel importante para a sociedade. O conhecimento gerado pelo Departamento de Botânica contribui direta e indiretamente para a divulgação do saber científico na sociedade, programas de conservação biológica, melhoramento genético e identificação de espécimes e substâncias bioativas. Por meio de colaborações e convênios, nossos laboratórios também prestam assessoria, auxílio técnico e empréstimo de materiais para empresas e escolas. Docentes do nosso departamento são ainda responsáveis pela manutenção de acervos e coleções como herbário, xiloteca e bancos de germoplasma, além de executarem serviços de atendimento à população, como identificação de material botânico.

Alguns dos docentes em nosso departamento também contribuem para o desenvolvimento de políticas governamentais nas áreas de educação e meio ambiente em órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais como o MAPA, CGEN, SiBBr, ICMBio, IPCC e MEC.

  •      Desde 1997, o Prof. Dr. Flavio Augusto de Souza Berchez coordena o Projeto Ecossistemas Costeiros, uma iniciativa que cria, aplica e avalia modelos de educação ambiental relacionados ao ambiente marinho e costeiro, com ênfase no conhecimento e percepção sobre os efeitos das mudanças climáticas globais e acidificação do oceano. Pesquisas socioecológicas de longo prazo embasam essas ações, que são voltadas predominantemente para a escola pública.
  •      Desde 2008, a Profa. Dra. Suzana Ursi lidera o grupo de pesquisa de Botânica na Educação (BOTED). Este grupo dedica-se exclusivamente ao estudo de Ensino de Botânica e temas afins, incluindo estratégias didáticas e formação de professores no Ensino Básico. O BOTED pesquisa processos vinculados ao PIBID-CAPES e Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB), com participação de bolsistas de graduação. Através desse grupo, docentes e pós-graduandos também estão constantemente interagindo com comunidades escolares, em um mecanismo de aprendizagem mútua.
  •      Desde 2010, o Prof. Dr. José Rubens Pirani lidera um projeto que visa a identificação e o mapeamento de árvores em praças públicas de São Paulo, auxiliando a comunidade a reconhecer espécies de árvores no seu entorno. Este projeto envolve graduandos e pós-graduandos do IB-USP com participação de associações de bairro (Itaim-Bibi, Vila Madalena e Alto de Pinheiros). Proporcionou a identificação, o mapeamento e a instalação de totens com plaquetas de identificação em árvores de algumas praças e ruas, disponibilizando mapa e dados complementares em página eletrônica na internet.
  •      Desde 2014, o Prof. Dr. José Rubens Pirani contribui com a atualização sobre a vegetação da Serra do Cipó (MG) na página eletrônica "Flora da Serra do Cipó, Minas Gerais", cuja maior área é um Parque Nacional, e que recebe milhares de visitantes por ano.
  •      Desde 2017, a Profa. Dra. Fanly Fungyi Chow Ho vem participando de ações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discussão de projeto de desenvolvimento social com comunidade de maricultores, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro para elaboração de projeto socioeconômico para o estabelecimento de maricultura no litoral de SP e representantes do IBAMA (litoral norte de SP) para discussão de políticas públicas sobre aquicultura de algas e plano de manejo da região.
Picture1 1
  • Desde 2017, o Prof. Dr. Marcelo J. Pena Ferreira participa de projetos em políticas públicas, contribuindo com a soberania nacional sobre a expansão de áreas marítimas, segundo a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar. O projeto visa conhecer a microbiota e metabólitos por meio de Expedições ao Atol das Rocas, Ilha da Trindade, Arquipélago São Pedro e São Paulo e Arquipélago de Trindade e Martim Vaz.

2

  • Em 2019, o Prof. Dr. Renato Mello-Silva colaborou no curso "Monitoramento de Plantas: Coletas e Identificação de Amostras Botânicas" ministrado na Estação Ecológica de Maracá a membros das comunidades de Unidades de Conservação da Amazônia que atuam no monitoramento e catalogação vegetal para o conhecimento da biodiversidade das unidades de conservação da Floresta Amazônia.
  •     Em 2019, os doutorandos Rebeca Verônica Ribeiro Viana e Ronaldo Andrade dos Santos (Programa de Pós-graduação em Botânica, IB-USP) investigaram os conhecimentos e percepções sobre o Cerrado na região do Jalapão (TO), produzindo material didático e informativo específico para aquela realidade e envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio da região. Destaca-se a colaboração com as professoras e a direção da Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos (Povoado da Mumbuca, Jalapão, Mateiros, TO) na estruturação e implantação da disciplina "Saberes e Fazeres Quilombolas", instituída por meio da Resolução 160/2016, do Conselho Estadual de Educação do Tocantins.

Imagem3