Redescoberta das Américas
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o homem havia chegado ao continente americano por volta de 13000 anos atrás, atravessando a ponte terrestre de Bering – que encontra-se submersa desde o fim da última glaciação, dando lugar ao que hoje é o Estreito de Bering. Mas as últimas descobertas dos arqueologistas contrariam essa suposição, e propõem que o homem tenha povoado as Américas desde 22000 anos atrás.
No Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foram encontradas provas contundentes de existência humana bem anterior ao que se imaginava. São em geral ferramentas de pedra e pinturas rupestres retratando a rotina de caça, batalhas e até orgias pré-históricas. As descobertas corroboram com outras feitas no Uruguai e no Texas (EUA). A ideia agora é que a migração humana para cá ocorreu não apenas pela ponte de Bering, tampouco em um único período.
“Se eles estiveram certos, e é bem provável que sim, isso vai mudar tudo o que sabemos sobre o povoamento das Américas”, disse o profº Walter Neves ao New York Times.
Confira aqui a reportagem completa, bem como vídeo contando dos achados.

