Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

celulastronco fmtCélulas-Tronco e Câncer: uma estreita relação

Você sabia que células-tronco têm muito em comum com as células tumorais? Ambas têm alta taxa de replicação e hoje já é comprovada a existência de células tronco em tumores (células-tronco tumorais). Além disso, “(...) as células-tronco embrionárias têm uma desvantagem: o risco de causarem tumores do tipo teratoma”, disse Oswaldo Keith Okamoto, professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB/USP. Compreender como as células-tronco funcionam é, pois, de grande valia no entendimento da fisiologia do câncer e, consequentemente, avaliza métodos de bloqueio ou redução de tumores. Recentemente, a equipe de Okamoto descobriu um gene que pode ajudá-los a entender como essa dinâmica acontece.
Trata-se do gene E2F2, que, ao ter sido silenciado em animais e culturas de células-tronco embrionárias, reduziu o risco de células-tronco embrionárias induzirem a formação de tumores, mas sem perder sua pluripotência – a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de tecido. “O silenciamento do E2F2 in vitro inibiu significativamente a proliferação das células-tronco embrionárias e sua capacidade de geração de novas colônias”, contou Okamoto em entrevista à Agência Fapesp.
O artigo é intitulado Knockdown of E2F2 inhibits tumorigenicity but preserves stemness of human embryonic stem cells, e saiu em janeiro deste ano na revista Stem Cells and Development.



Fonte: http://agencia.fapesp.br/18615
Link para texto completo: http://online.liebertpub.com/doi/pdfplus/10.1089/scd.2