Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

vooplan fmtVoo planejado

Pesquisadores ingleses publicaram hoje na revista Nature um estudo que revela: há sim interação ativa entre os membros de um grupo de aves migratórias que voam em formação em v.

Após anos de discussões e controvérsias entre os pesquisadores, Steven Portugal e James Usherwood,da Royal Veterinary College,
no Reino Unido concluíram de maneira mais precisa que em análises anteriores, que cada membro do grupo e a sincronia de batidas das asas são o segredo para que todos consigam viajar quilômetros nas épocs de migração com um baixo gasto de energia.

O professor DR. José Eduardo Bicudo, do Departamento de Fisiologia do IB/USP, ressalta na reportagem que "a formação em v observada em aves migratórias, principalmente nas de grande porte, decorre de uma interação de vários atributos importantes, entre os quais, os biomecânicos,os energéticos, os sensoriais e os comportamentais. É importante ressaltar que o voo migratório faz parte do ciclo reprodutivo de várias espécies, daí a importância de compreendê-lo nas suas mais variadas facetas".

A reportagem completa descreve o procedimento experimental, bem como explica como os cientistas chegaram a tais conclusões. Confira em [reportagem completa].