Esta semana foram eleitos novos membros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Dentre os campos abrangidos pela Academia estão as Ciências Aplicadas, Física, Geociências, Matemática, Química e Biociências, nos quais diversos pesquisadores renomados se destacaram e mereceram o lugar que alcançaram. Nessa última categoria, três docentes do IB/USP foram agraciados com a condecoração - e com a responsabilidade do lugar que agora ocupam.
O profº Dr. José Rubens Pirani é prata da casa, tendo construído sua vida acadêmica no IB. Biólogo, mestre e doutor em Botânica, fez pós-doutorado no Jardim Botânico de Nova York e hoje é livre docente do IB. Já foi editor do Boletim de Botânica da USP e curador do herbário SPF do IB. Sua pesquisa é focada basicamente em Taxonomia Vegetal, e cerne duas frentes: Florística e Fitogeografia de vegetação de altitude com foco nas serras de Minas Gerais e Bahia, e Sistemática e Filogenia de gêneros de famílias da Ordem Sapindales, com ênfase em Rutaceae e Simaroubaceae. Além de artigos científicos em periódicos, é autor de diversos capítulos de livros e textos técnicos voltados à área.
A profª Dra. Marie-Anne Van Sluys graduou-se em Ciências Biológicas pela UERJ e doutorou-se pela Université Paris-Sud. É professora titular do Departamento de Botânica do IB e coordenadora do laboratório GaTE-Genomes and Transposable Elements. Foi presidente da Comissão de Pesquisa do IB, e desde 2008 é membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida junto à Diretoria Científica da FAPESP. Foi líder de vários grupos e parcerias internacionais em pesquisa. Sua área de atuação principal envolve mecanismos genômicos para a diversificação da interação entre plantas e microrganismos. Recentemente, participou da elaboração do Programa Transversal de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN-FAPESP).
O profº Dr. Antonio Salatino é farmacêutico pela USP, mas em sua pós-graduação migrou para o IB, tendo feito mestrado e doutorado em Botânica. Fez estágios de pós-doutorado nas Universidades do Texas e da Georgia. Professor titular do IB, foi chefe do Departamento de Botânica e coordenador de seu programa de pós-graduação. É editor-chefe do Brazilian Journal of Botany e membro de corpos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Sênior do Departamento de Botânica. Tem atuado em pesquisas sobre Quimiotaxonomia, Ecologia Química, Filogenia Molecular e Botânica Aplicada. Suas pesquisas nessa última têm enfocado tópicos como ceras naturais, plantas medicinais, flavonoides e própolis.
Conheça também mais um pouco da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Fonte: CNPq e ACIESP/Divulgação.

