Titulo: Processos adaptativos regem a diversificação ecomorfológica nos papa-formigas (Aves, Thamnophilidae)
Palestrante: Dr. Gustavo Bravo – Pós-doutorando - Museu de Zoologia
Data: 27/03
Hora: 17h
Local: Sala de Seminários do Depto. de Ecologia (n° 250) - IB/USP
A família Thamnophilidae é rica em espécies de aves insetívoras com dimorfismo sexual que apresentam altos níveis de convivência e são diferentes em tamanho e forma corporal. Em lugares como a Amazônia, até 45 espécies podem co-ocorrer, e vários grupos de espécies são considerados como altamente ecológica e fenotipicamente similares.
Em geral, quando similaridade é observada através de linhagens que possuem um ancestral comum relativamente recente, é muitas vezes atribuída ao conservadorismo de nicho filogenético.
Por outro lado, quando espécies distantemente relacionadas evoluem de forma independente a ser mais semelhantes umas às outras, o padrão é atribuído à evolução convergente.
O Dr. Gustavo Bravo irá integrar a filogenia molecular em nível de espécies abrangentes do Thamnophilidae com dados fenotípicos e ecológicos dentro de um quadro comparativo, para avaliar se os processos adaptativos podem explicar a evolução fenotípica na família. Especificamente, ele irá testar se similaridade fenotípica dentro de um complexo ecológico apertado é devido ao conservadorismo de nicho ou evolução convergente. Por fim, irá tentar identificar mecanismos evolutivos subjacentes ao tamanho do corpo e moldar a evolução neste grupo.

