O Coletivo de pessoas com Deficiência Laureane Costa"; "Coletivo Autista" e o coletivo "Neurodivergente do IB" da USP convidam você para participar do evento Dia Internacional de luta PcD: qual será nossa luta agora? O objetivo é proporcionar momentos de diálogo e reflexão sobre questões relevantes à comunidade de pessoas com deficiência (PcD) e a toda sociedade, integrando a comunidade acadêmica e todas as pessoas que têm interesse pela temática. . Dia 10 de dezembro, das 13h às 21h, AG Botânica Rua do Matão 277, Instituto de Biociências da USP Com transmissão também pelo Youtube. . 🔗 Inscreva-se no link https://forms.gle/hymVtyJJhdkP3aDNA . Participe e compartilhe para que mais pessoas venham dialogar conosco! No formulário de inscrição contém a programação.
Reportagem de Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP: https://agencia.fapesp.br/descoberto-gene-que-pode-proteger-contra-a-covid-19/53440 . O artigo Potential protective role of interferon- induced protein with tetratricopeptide repeats 3 (IFIT3) in COVID-19 pode ser lido em: www.frontiersin.org/journals/cellular-and-infection-microbiology/articles/10.3389/fcimb.2024.1464581/full.
E-mail para inscrições: icesarino@usp.br Dados completos da vaga, acesse: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/110101/modificando-o-metabolismo-fenolico-da-descoberta-de-funcoes-genicas-as-biofabricas-verdes/ . via Agência FAPESP: Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Modificando o metabolismo fenólico: da descoberta de funções gênicas às biofábricas verdes”. O prazo de inscrição vai até 10 de dezembro. Conduzido no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o projeto integra o Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) da FAPESP. Os pré-requisitos da vaga são: doutorado em ciências biológicas ou equivalente, defendido em até cinco anos; experiência em técnicas de bioquímica e biologia molecular de plantas e em análises estatísticas; e habilidade de comunicação em inglês, incluindo escrita científica. Também são desejáveis conhecimentos em hibridização in situ, ensaios de transativação e na caracterização de parede celular. Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/7594/. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação.
Edital PIPD - 2024 PPG - Ciências Biológicas (Biologia Genética) IBUSP O Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Genética) divulga período e critérios para inscrição e seleção de candidatos para 1 (uma) bolsa PIPD. A pessoa selecionada terá bolsa no valor de R$5.200,00 (cinco mil e duzentos reais). O pagamento da bolsa será limitado a no máximo 36 (trinta e seis) mensalidades, com duração inicial de 12 meses, sendo possível sua renovação por mais dois ciclos de 12 meses condicionada ao desempenho. O perfil desejado é de um pesquisador que esteja disponível para engajar-se em atividades do PPG, além de dedicar-se à sua pesquisa. Tal engajamento inclui participação em bancas, coorientação de pós-graduandos, orientação de IC, contribuição para atividades didáticas e avaliações internas do programa. + Informações: https://posgenetica.ib.usp.br/ingresso/instrucoes.html As inscrições ficam abertas até o dia 31/01/2025, e o resultado será anunciado até as 18h00 do dia 07/02/2025, no site do PPG, na aba “Resultados". A pessoa indicada deverá iniciar as atividades no dia 01/03/2025. Quaisquer dúvidas devem ser direcionadas ao e-mail: biogen@usp.br.
"Detalhes de como se forma o sistema sensorial típico de peixes que ajuda a detectar esses perigos e oportunidades, a linha lateral, indicam que ele se altera conforme as circunstâncias experimentadas pelas trutas à medida que crescem, em um ajuste fino que pode ser afetado por mudanças de temperatura previstas pelos modelos de aquecimento global, e que já estão acontecendo, de acordo com artigo publicado em julho na revista Journal of Morphology." Fonte: Temperatura afeta desenvolvimento de sistema sensorial de trutas | Maria Guimarães, da Revista Pesquisa FAPESP | https://revistapesquisa.fapesp.br/temperatura-afeta-desenvolvimento-de-sistema-sensorial-de-trutas/ ARTIGO: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jmor.21754
Venha participar da atividade de extensão "BioDex Envolvendo"! Vinculada à disciplina "Biologia do Desenvolvimento", os estudantes desenvolveram diversas atividades que ocorrerão neste domingo, dia 01.12, no Museu de Zoologia, das 14h às 16h.
Fotos da publicação de Instituto de Biociências - IB USPEntre os dias 20 e 22.11, ocorreu em Curitiba PR o I Congresso Brasileiro de Biologia Evolutiva, evento que também marcou a fundação da Sociedade Brasileira de Biologia Evolutiva. O congresso contou com a participação significativa de alunos, pós-doutorandos e professores do Instituto de Biociências. Durante o evento, três professores do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva foram homenageados por suas relevantes contribuições ao estudo da biologia evolutiva ao longo de suas carreiras: • Prof. Dr. Sérgio Russo Matioli • Profa. Dra. Cristina Yumi Miyaki • Profa. Dra. Eliana Maria Beluzzo Dessen. Além disso, tivemos o orgulho de contar com a premiação de três de nossos alunos, que se destacaram em suas apresentações orais: • Pedro Nicésio do Amaral (aluno de graduação, orientado pelo Prof. Dr. Diogo Meyer), premiado por sua apresentação “Desacoplamento entre doença falciforme e ancestralidade africana no Brasil”, no simpósio de Evolução Humana. • Denis Calandriello (aluno de doutorado, orientado pela Profa. Dra. Tatiana Teixeira Torres e coorientado pelo Prof. Dr. Bruno Celso Genevcius), premiado por sua apresentação “Molecular Bases of Genital Phenotypic Plasticity in Males”, no simpósio de Macroevolução I. • Carlos Cristiano Simões Ferreira e Penha (aluno de mestrado, orientado pela Profa. Dra. Denise Selivon Scheepmaker), premiado por sua apresentação “Morfologia alare parâmetros aerodinâmicos em espécies do gênero Anastrepha (Diptera:Tephritidae)”, no simpósio de Macroevolução II. Por fim, o Dr. Gabriel Nakamura de Souza, pós-doutorando no Departamento de Ecologia, sob supervisão do Prof. Dr. Tiago Quental, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral do congresso por sua pesquisa“Caracterizando interações e coexistência de clados e assembleias em tempo profundo". Parabéns a todos os nossos professores e alunos pelo reconhecimento e sucesso alcançado! Esperamos contar com a participação ainda mais expressiva da comunidade do IB USP no próximo congresso e na nova sociedade.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 08/12! 🦜 MONITORES DE GRADUAÇÃO NA ECOESCOLA 🧾 🦋 A EcoEscola é um curso de extensão organizado pelos pós-graduandos da ecologia do IB e voltado para alunes que desejam ingressar nessa área 🪷 Este ano, vamos contar com a ajuda de monitores da graduação para o andamento das aulas e dos projetos de pesquisa 🦇 A monitoria na EcoEscola vai contar créditos de extensão! 🪲 Venha fazer parte da EcoEscola 2025 ⬇️ 🔗 https://ecoescola.ib.usp.br/monitoria