Formato do Exame de Ingresso

O exame de ingresso para candidatos à Pós-graduação, área Zoologia, ocorre semestralmente, para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, regido por edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na página do programa.

Os candidatos serão submetidos à prova de conhecimentos específicos eliminatória (nota mínima 7,0), e os aprovados, à arguição oral com base no projeto de dissertação ou tese entregue no ato da inscrição (nota mínima 7,0 para mestrado e doutorado, e 9,0 para doutorado direto).

A prova de conhecimentos específicos, que dará direito ao Certificado de Proficiência em Zoologia, é uma prova escrita que visa avaliar o domínio do candidato em relação a conhecimentos básicos da área Zoologia, e abordará conceitos e conteúdos relacionados à origem, evolução e diversificação dos animais. O Certificado de Proficiência em Zoologia terá validade de 3 (três) anos (caso o candidato tenha obtido o referido certificado em data anterior a fevereiro de 2015, permanece a validade de 10 anos).

A arguição oral avaliará (a) o projeto de dissertação ou tese e (b) o domínio do candidato a respeito do projeto.

O número de vagas, os documentos para inscrição, o período de inscrição, as datas das provas, as informações sobre os critérios de avaliação, forma de correção, programa e bibliografia recomendada para a prova de conhecimentos específicos, assim como as instruções sobre o conteúdo do projeto e critérios de avaliação para a arguição oral, estão descritos nos editais, que poderão sofrer alterações entre um semestre e outro, sempre respeitando o regimento da USP e Regulamento do Programa.