Exame de Qualificação

O exame de qualificação é exigido apenas para os cursos de doutorado e doutorado direto, e tem como objetivos (a) avaliar a maturidade do candidato no campo por ele escolhido para estudos avançados e (b) contribuir para o aperfeiçoamento da pesquisa em andamento. O exame consistirá de uma exposição oral de no mínimo 40 minutos e, no máximo, 60 minutos, seguida de arguição de até 60 minutos por cada um dos três membros da Comissão Examinadora (composta por três membros com titulação mínima de doutor), da qual não deve fazer parte o orientador.

A Comissão Examinadora deve avaliar: (a) a criatividade e objetividade relacionadas com o tema específico da pesquisa relacionada à tese do candidato, (b) a capacidade de síntese da bibliografia, (c) a transmissão do conhecimento obtido, inserindo-o em contexto teórico mais amplo, e (d) a adequação do tema ao curso de Doutorado.

A inscrição deve ser feita após o 18º mês e antes do 24º mês após a matrícula no curso. O exame deverá ocorrer no máximo 60 dias após a inscrição.

Para inscrição, o aluno deverá entregar na secretaria de Pós-graduação, prédio da administração:

1 - Formulário de inscrição no exame de qualificação preenchido e assinado.

2 - Seis vias de um texto, elaborado pelo candidato, sobre o tema a ser abordado durante a exposição oral. O texto deverá conter, no máximo, sete páginas (excetuando-se página de rosto, citações bibliográficas e anexos, estes últimos limitados às figuras e tabelas imprescindíveis para o julgamento da exposição). O espaçamento do texto deve ser de 1,5, margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman tamanho 12 com espaçamento padrão entre os caracteres.

3 – Sugestão de seis membros para compor a comissão examinadora do exame de qualificação.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação terá o prazo máximo de 180 dias após a realização do primeiro exame para inscrever-se em novo exame. O novo exame deverá ser feito até 60 dias após a inscrição.