Prazos

O prazo para depósito da dissertação no curso de mestrado é de 26 meses, e da tese no curso de doutorado é de 48 meses e no curso de doutorado direto é de 60 meses. Esse prazo é contado a partir da data da primeira matrícula no curso.

Em casos excepcionais, é possível solicitar até 120 dias de prorrogação de prazo para o depósito. O mérito das solicitações será cuidadosamente avaliado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) com base na justificativa para a prorrogação do prazo, e no andamento da dissertação/ tese.

Para realizar o pedido de prorrogação são necessários os seguintes documentos:
1. Requerimento do aluno para prorrogação de prazo, especificando o prazo requisitado.
2. Documento apresentando a justificativa do pedido.
3. Relatório sucinto de progresso referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese.
4. Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período subsequente.
5. Parecer circunstanciado do orientador sobre a solicitação e o relatório apresentado pelo aluno.

Esses documentos deverão ser endereçados à CCP e entregues na secretaria de Pós-graduação, prédio da administração.

Créditos

Estudantes do curso de Mestrado deverão integralizar um mínimo de 110 (cento e dez) unidades de crédito, sendo 15 (quinze) em disciplinas e 95 (noventa e cinco) na Dissertação.

Estudantes do curso de Doutorado, portadores de título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverão integralizar um mínimo de 180 (cento e oitenta) unidades de crédito, sendo 20 (vinte) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na Tese.

Estudantes do curso de Doutorado Direto, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverão integralizar um mínimo de 195 (cento e noventa e cinco) unidades de crédito, sendo 35 (trinta e cinco) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na Tese.

Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 05 (cinco) créditos para o Mestrado, 06 (seis) créditos para o Doutorado e 11 (onze) créditos para o Doutorado Direto, nas seguintes atividades:

a) Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, sistema referencial adequado e tenha comprovada relação com o projeto de dissertação ou tese do aluno. Serão concedidos até 4 (quatro) créditos para publicações em revista de reconhecido mérito na área de conhecimento em que o aluno seja o primeiro autor e 1 (um) crédito para publicações nas demais revistas.

b) Capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, com ISBN, e que tenha comprovada relação com projeto de dissertação ou tese do aluno. Serão concedidos até 4 (quatro) créditos quando o aluno é o primeiro autor.

c) Capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais ou internacionais e que tenha comprovada relação com o projeto de dissertação ou tese do aluno, em que o aluno seja o primeiro autor. Será concedido 1 (um) crédito.

d) Participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares) ou publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o aluno é primeiro autor e o tema seja pertinente ao seu projeto de dissertação ou tese. Será concedido 1 (um) crédito por congresso, independentemente do número de resumos e restrito a trabalhos não apresentados em outros congressos.

e) No caso de participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o número de créditos especiais é igual a 3 (três) por disciplina, até no máximo 01 (uma) participação para os cursos de Mestrado e Doutorado e até 02 (duas) participações no curso de Doutorado Direto.

O aluno poderá ainda pedir aproveitamento de créditos por disciplinas cursadas fora USP (até 1/3 do número de créditos exigido em disciplinas) ou cursadas como aluno especial na USP até 36 meses antes da primeira matrícula no curso de pós-graduação.

Para solicitar créditos especiais ou aproveitamento de créditos, o aluno deverá entregar pedido de aproveitamento assinado por ele e pelo orientador e documentos que comprovem a atividade ou disciplina cursada. No caso de disciplinas cursadas como aluno especial, o prazo para solicitação e aprovação do pedido é de 180 dias após a matrícula inicial no curso. Todas as solicitações serão avaliadas pela Comissão Coordenadora do Programa.