Missão do programa

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo tem como sua principal missão a formação de doutores e mestres em Zoologia com uma visão integrada da diversidade biológica. Para tanto, nossa proposta é fornecer: (1) uma sólida instrumentação teórica, prática e analítica; e (2) um ambiente intelectualmente estimulante que propicie independência e senso crítico.

O mestre ou doutor egresso de nosso curso estará apto a multiplicar essa visão, despertando o interesse sobre a pesquisa zoológica, que se refletirá na melhoria do conhecimento sobre nossa diversidade biológica, assim como no planejamento e aplicação de estratégias de conservação.

No Programa de Pós-Graduação em Zoologia, orientamos, lecionamos e pesquisamos em diversas áreas interligadas: a história natural, a anatomia comparada, a biologia do desenvolvimento, a taxonomia, o estudo das relações de parentesco, a biogeografia e filogeografia, a ecologia comportamental, e a biologia da conservação. O elevado nível da pesquisa desenvolvida pelos mestrandos e doutorandos do programa é uma consequência do comprometimento que o Programa de Pós-Graduação em Zoologia do IB/USP tem com a formação de seus alunos.

 

Defesas

As defesas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Zoologia, juntamente com aquelas dos demais programas de pós-graduação do IBUSP, podem ser encontradas abaixo.

Defesas do Mês

Qualificações do Mês