Depto. de Fisiologia

Dados informativos diversos

Nome Atividades Administrativas, Comissões/Colegiados e Extensão
Célia Regina da Silva Garcia Congregação/ Conselho do Departamento
Carlos Arturo Navas Iannini Coordenador da Pós-Graduação do Programa Ciências Fisiologia Geral, Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Membro da Congregação, Coordenador do PAE, vice-chefe e membro do Conselho do Departamento de Fisiologia do IBUSP. Dois mini-cursos dirigidos a estudantes da graduação apresentados em semanas temáticas e similares no Brasil. Três cursos de pós-graduação de curta duração ministrados em universidades na Colômbia e na Argentina. Entrevistas a diversos meios de comunicação. Avaliação de projetos de pesquisa para CNPq, CAPES e FAPESP no Brasil e para as agencias nacionais de fomento de Argentina, Chile, Uruguay, e USA (NSF), assim como para outras instituições (p. ex. National Geographic Society). Avaliação de artigos científicos para 20+ revistas nacionais e internacionais. Participação do corpo editorial das revistas Comparative Biochemistry and Physiology, Phyllomedusa, South American Journal of Herpetology, PLoS One, Physiological and Biochemical Zoology e Climate Change Responses.
Débora Rejane Fior Chadi Assessoria a agencias de fomento FAPESP, CNPq, revisão de artigos em diversas revistas indexadas. Presidente da Comissão de Pesquisa por dois mandatos consecutivos, vice-presidente da Comissão de pesquisa, colaboradora na Pro-Reitoria de Pesquisa, chefe do departamento, representante no conselho do departamento e na congregação.
Gilberto Fernando Xavier Membro do Conselho do Departamento de Fisiologia, membro da Congregação, diretoria do Instituto.
José Guilherme de Souza Chauí Mattos Berlinck Membro do Conselho do Departamento de Fisiologia do IBUSP, Presidente da CPG, Coordenador da CCP do Programa Ciências Fisiologia Geral.
Lucile Maria Floeter Winter Chefe de Departamento/Comissão de Ética Exp. Seres Humanos ICB-USP/Coordenadora do Curso do Programa Ciências Moleculares/Membro da Congregação/Conselho do Departamento/Membro do CTA IBUSP. Idetificação de Patógenos em Amostras Biológicas, Assessoria a Entidades de Apoio à Pesquisa/Emissão de Pareceres a Entidades de Apoio à Pesquisa e a Revistas de Publicações Científicas.
Maria Aparecida Visconti Presidente da Comissão de graduação, representante no conselho do departamento.
Regina Pekelmann Markus Conselho do Departamento/Comissão de Ética Exp. Seres Humanos ICB-USP/Coordenadora do Curso do Programa Ciências Moleculares/Congregação/Conselho do Departamento/CTA IBUSP/Conselho NUCEL/Presidente SBFTE/Conselho SBPC/Conselho FESBE/Membro da IUPHAR/Comissão Coordenadora do Curso de Ciências. Diretora da SBPC e ACIESP, Membro CONCEA. ENPROP - palestra.Coordenadora da Seleção de alunos de graduação brasileiros para Summer Course- Weizmann Institute, Israel. Coordenadora Workshop Fisiologia Ensino Médio, Coordenadora brasileira da Intercontinental Academia of University Based Institutes for advanced Studies.
Renata Guimarães Moreira Representante no Conselho do Departamento, representante comissão de pesquisa.

PRODUÇÃO

Produção 2010 2011 2012 2013 2014
Periódicos internacionais indexados
(Qualis A,B,C)
27 30  40 36  25
Periódicos nacionais indexados
(Qualis A,B,C)
2  5  9 2 5

5. CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Programas e projetos de extensão desenvolvidos

Número de docentes envolvidos

Número de estudantes envolvidos

DEMAIS ATIVIDADES DE CULTURA REALIZADAS POR ANO/Nº. DE PARTICIPANTES

Natureza 2010 2011 2012 2013 2014
 Comissão de Visitas 830 1679 1283 817 670
 Semana Temática 742 500 630 561 Não computado
 USP e as Profissões 100 110 80 120 160
 Semana do Meio Ambiente 3000 158 180 120 Canc.
 Universidade Aberta à Terceira Idade 39 22 34 12 12
 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 Recitais de Música Erudita 270 140 195 240 170
 Bio na Rua 1000 3000 400 1500 1200

IMG fisiologiaDepartamento de Fisiologia Geral
Instituto de Biociências
Universidade de São Paulo
Rua do Matão - Travessa 14 - N. 101
Cidade Universitária - CEP 05508-900
São Paulo (SP) - Brasil
e-mail : sec_fis@ib.usp.br

Pesquisa

A formação inicial do Departamento salientava a abordagem em Fisiologia Comparativa clássica, tendo como eixos centrais as seguintes perguntas: quais são os mecanismos associados às diversas funções animais e como esses mecanismos evoluíram. Ao longo dos anos, a Fisiologia Comparativa clássica derivou em inúmeras vertentes e passou a ser uma das disciplinas mais integrativas das Ciências Biológicas. Novas abordagens, interações disciplinares, objetivos e modelos foram incorporados, e o Departamento de Fisiologia Geral acompanhou essas mudanças. Sua abordagem tradicional continua vigente, sendo uma característica atual do Departamento e um dos seus diferenciais. Seus integrantes atuam tanto na pesquisa em Fisiologia Comparativa quanto na convergência disciplinar da Fisiologia com outras áreas do conhecimento. Como descrito nos próximos itens, as pesquisas realizadas pelo Departamento de Fisiologia Geral incorporam a investigação dos mecanismos celulares, sistêmicos e ecológicos que permitem aos diferentes organismos perceber e ajustar sua fisiologia autonômica e comportamental às variações recorrentes ou não dos ambientes externos e internos. A crescente integração entre os pesquisadores do Departamento de Fisiologia Geral permite que os pontos fortes de cada um sejam associados de forma benéfica na pesquisa realizada como um todo, resultando na geração de conhecimentos mais amplos e integrados. Nesse sentido, as pesquisas realizadas no Departamento relacionadas com o Ensino em Ciências, ganharam força recentemente e focam o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem de Fisiologia. Deste modo, a pesquisa do Departamento de Fisiologia Geral vem ampliando suas abordagens em harmonia com o ensejo de excelência buscado pelo Instituto de Biociências e pela Universidade de São Paulo.

Sub-categorias