Bio Jr. - Plantio de mudas nativas

PlantioBioJrUSP2013Prefeitura do Campus da Capital e Bio Jr. promovem plantio de mudas nativas no Parque Esporte para Todos.
A Prefeitura do Campus da Capital, em parceria com o Instituto de Biociências, promoveu na segunda-feira, dia 23 de Setembro, o plantio de mudas na Rua do Matão, em frente ao Parque Esporte para Todos – etapa final do Projeto de Mitigação, da empresa júnior de Biociências da USP, a Bio Jr. USP.

A Bio Jr. USP está participando das Olimpíadas USP do Conhecimento 2013 com o projeto “Mitigação da Emissão de Gases do Efeito Estufa dos Circulares do Campus ‘Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira’ e Identificação da Flora Utilizada” sob orientação da Prof.ª Dr.ª Claudia Furlan, Professora Doutora do Departamento de Botânica do IB/USP.
O projeto calculou os Gases do Efeito Estufa emitidos pelos circulares da USP (linhas 8012, 8022 e circulares internos) durante um mês. O total de emissões foi convertido em 24 mudas nativas, que foram plantadas no local a fim de compensar os gases liberados. Entre as mudas plantadas estão Ipê-Branco ( Tabebuia roseo-alba ), Pitangueira ( Eugenia uniflora ), Pau Ferro ( Caesalpinea ferrea ) e Jacarandá ( Jacaranda cuspidifolia ).
Com o plantio de árvores, o projeto procurou demonstrar a eficácia da compensação na captura de carbono da atmosfera para a redução dos impactos ambientais, e promoveu a responsabilidade ambiental e social na Universidade.

Vários alunos e voluntários participaram do plantio, acompanhados do Prof. Dr. José Sidnei Colombo Martini, prefeito do Campus.