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Uma nova linha de pesquisa

gametogeneseUma nova linha de pesquisa: O papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos

Confira a reportagem (vídeo) do Núcleo de Divulgação Científica da USP com a profa. Maria Dulcetti Vibranovski, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB/USP, sobre o papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos.

Vagas de monitoria Pró-Aluno

ProAluno

Graduandos,

O Programa Pró-Aluno oferece dez vagas de monitoria aos graduandos do Instituto de Biociências. Os monitores selecionados deverão cumprir jornada de 40 horas mensais de monitoria, pelas quais receberão bolsas no valor de R$400,00. A duração da bolsa é de 12 meses.

Não é permitido acumular mais de uma bolsa do Programa Pró-Aluno, nem acumular bolsa da Pró-Aluno e outra bolsa qualquer - exceção feita aos apoios concedidos pela Superintendência de Assistência Social.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido e entregue pelos interessados até às 17h00 do dia 15/07 - pessoalmente, na Seção Técnica de Informática, ou através do endereço eletrônico pro_aluno@ib.usp.br. Além do formulário, para concretizar a inscrição é preciso entregar ou enviar outros dois documentos: Atestado de Matrícula e Resumo Escolar (JupiterWeb).

O resultado do processo de seleção de monitores será divulgado na segunda quinzena de julho.

Download Edital.
Download Formulário de inscrição.

Projeto Ecossistemas Costeiros

ecosteiroProjeto Ecossistemas Costeiros

Confira a reportagem veiculada pelo Jornal da USP sobre o projeto, coordenado pelo prof. Flávio Augusto de S. Berchez do departamento de Botânica do IB/USP, em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da USP,

que completou 20 anos de educação ambiental para alunos da rede pública. Inicialmente é realizado um treinamento com o professor, que depois em sala de aula transmite o conhecimento aos alunos e, juntos, participam de

trilhas em unidades de conservação. "Um conceito fundamental para o Ecossistemas Costeiros é a educação outdoor, na qual o aluno sai da sala de aula e aprende experimentando, em contato com o objeto de estudo. Além disso, o aprendizado deve ser contextualizado,

então, ao percorrer as trilhas da Mata Atlântica, os monitores ensinam assuntos de acordo com o currículo de cada turma, abordando temas como o ciclo do carbono e a fotossíntese."

Leia mais:Projeto...