Notícias

Árvores da USP ganham identidade

treeuspÁrvores da USP ganham identidade

Para conhecer algumas das centenas de espécies vegetais presentes no campus, desde 2015, alunos do Instituto de Biociências (IB) da USP se organizaram para identificar aquelas que estão mais próximas dos frequentadores da Universidade. O herbário do IB conta com um acervo de 220 mil exemplares coletados e preservados desde o início do século 20. As plantas são desidratadas e mantidas em ambiente seco com até 20ºC." A atividade, que faz parte do projeto Árvores USP (coordenado pelo prof. José Rubens Pirani), além de auxiliar na pesquisa, aproxima os alunos da área (Botânica) e proporciona um espaço alternativo ao da sala de aula.

Leia mais:Árvores...

Genética Molecular Básica | Dos Genes aos Genomas

gmbGenética Molecular Básica | Dos Genes aos Genomas

Parabenizamos a Profa. Dra. Marie-Anne van Sluys, do Departamento de Botânica do IB/USP, pelo lançamento do livro “Genética Molecular Básica | Dos Genes aos Genomas”.
A obra "oferece uma visão clara, objetiva e atualizada de cada assunto apresentado, desde a descoberta da molécula de DNA até os avanços de maior impacto social, como células-tronco e terapia gênica. A leitura agradável dos 25 capítulos que compõem esta obra torna estimulante o aprendizado dos temas. Indicada principalmente a alunos da graduação nas diferentes áreas de Ciências da Vida, esta obra é útil também a todos aqueles que desejam se aprofundar nos conceitos e nas aplicações da biologia molecular."

Leia mais:Genética...

Como renovar ensino em cursos de graduação

gradComo renovar ensino em cursos de graduação

"O relato que estampa a capa da Grad+ apresenta as atividades propostas pela disciplina Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia, do Instituto de Biociências (IB) da USP. As professoras Suzana Ursi, Alessandra Fernandez Bizerra e Maria Aparecida Visconti contam como foi a experiência de criar um cronograma aberto, uma proposta na qual os estudantes tinham autonomia na escolha de temáticas para desenvolver um projeto e podiam opinar sobre os conteúdos a serem abordados na disciplina. A publicação, mantida pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, reúne trabalhos sobre boas práticas de ensino no âmbito da graduação. Foi classificada como B2 na área Ensino, em avaliação recente promovida pelo sistema Qualis Periódicos.

Leia mais:Como...