BOLSAS DE ESTUDO

 

Bolsas Institucionais

O Programa recebe anualmente um número variável de bolsas institucionais do CNPq e da CAPES. Caso não haja bolsas para todos, os alunos melhor classificados no exame de ingresso têm precedência na concessão destas bolsas institucionais.

A bolsa institucional só pode ser usufruída por no máximo 24 meses no caso de mestrado e 48 meses, no caso de doutorado. Vencido estes prazos, a bolsa é transferida para o próximo classificado, mesmo que o antigo bolsista ainda não tenha concluído sua pós-graduação. 

 

Bolsas Individuais

 Além de bolsas institucionais, há bolsas que podem ser pleiteadas com o orientador diretamente junto a outras instituições, como a FAPESP. O Programa considera extremamente positivo que seus alunos e orientadores pleiteiem diretamente bolsas a órgãos de fomento, pois isto alivia a demanda pelas bolsas institucionais, e é um indicador da qualidade e competitividade de seus quadros.

 

Bolsas Sanduiche

Alunos de doutorado podem realizar estágios no exterior para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a sua tese.

Os bolsistas da FAPESP podem utilizar recursos da reserva técnica para viajar ao exterior. Os demais bolsistas podem solicitar bolsas sanduíche da CAPES (programa PDSE – atualmente desativado) ou do CNPq.

Outras modalidades de bolsas para pesquisas no exterior são oferecidas ocasionalmente por outras agências financiadoras. Recomendamos aos alunos e orientadores que fiquem atentos a mensagens eletrônicas enviadas pela secretaria de pós-graduação, onde editais específicos são divulgados.