Pesquisa

 

foto2

 

As pesquisas no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva estão associadas ao uso de tecnologias de ponta e de equipamentos de última geração. Temos como meta estabelecer laboratórios multiusuários (facilities) que centralizem o uso de equipamentos, particularmente aqueles de grande porte, de forma que possam atender à demanda dos pesquisadores do Departamento e de outras instituições. 

Vários pesquisadores estão associados em grandes consórcios científicos, apoiados em programas como CEPID, INCT e NAPs. 

 

Projetos em rede nos quais docentes do Departamento participam:

 

CEPID - FAPESP

Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco CEGH-CEL (http://genoma.ib.usp.br/)

Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (http://redoxoma.iq.usp.br/)

Centro de Terapia Celular (http://ctcusp.org)

 

INCT – CNPq/MCT

Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas (http://genoma.ib.usp.br/)

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Processos Redox em Biomedicina (http://www.iq.usp.br/redoxoma/)

 

NAP

Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (http://www.biocomp.org.br/portal/index.php/pt/)

Núcleo de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina - NAP Redoxoma (http://www.iq.usp.br/napredoxoma/)

 

FINEP

Centro de Terapia Celular - Terapia Celular em Ciências Genéticas: Neuromuscular, Neurodegenerativas e Craniofaciais (http://genoma.ib.usp.br/)

 


 

 

O corpo docente é formado por 30  Professores na ativa e mais 10 professores associados. Atualmente, as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento são:

 

Antropologia Biológica

Estudos baseados em arcabouços das humanidades (arqueologia, antropologia, evolução cultural) e empregam métodos das mais variadas áreas biológicas (morfologia, patologia, genética de populações, bio-distância, ecologia, odontologia, nutrição, microbiologia, filogenética) e exatas (química, geoquímica, geologia).

 

Biologia Celular

Aspectos citológicos e evolutivos abordados do ponto de vista histológico e ultra-estrutural.

 

Citogenética, Genética Clínica e Molecular de Doenças

Estudos cromossômicos, clínicos e moleculares em indivíduos portadores de doenças hereditárias, procurando identificar novos genes e estabelecer correlações entre as alterações gênicas e cromossômicas e os quadros clínicos apresentados.

 

História da Biologia e Ensino

Biologia Educacional

 

Genética, Citogenética, Evolução Molecular e Conservação dos Vertebrados

Estudos de variabilidade genética inter e intraespecífica, cromossômica, morfológica e molecular, visando estudar aspectos da evolução dos vertebrados e aplicar conhecimentos na área de conservação.

 

Genética de Populações Humanas

Desenvolvimento de modelos em Genética de Populações visando à estimativa de parâmetros genético populacionais e sua aplicação no cálculo de risco genético; análise de caracteres quantitativos em estudos epidemiológicos.

 

Genética e Câncer

Estudo do desenvolvimento tumoral, fatores determinantes de malignidade, identificação de alvos terapêuticos e de marcadores moleculares de susceptibilidade, diagnóstico e prognóstico do câncer. 

 

Genética e Evolução (incluindo Molecular) dos Invertebrados

Estudos de variabilidade genética, clássica, cromossômica e molecular visando investigar processos de natureza evolutiva e ecológica que atuam sobre as populações.

 

Genética Molecular de Microorganismos

Estudo da resposta de leveduras e bactérias ao estresse oxidativo, envolvendo analise da expressão gênica e elucidação da estrutura de proteínas.

 

Genômica

Estudos de identificação de novos genes, transcriptoma e proteoma, utilizando resultados de projetos sobre genomas já concluídos ou em andamento.