OBJETIVOS

O objetivo principal do curso é a formação de profissional especializado para atuar em aconselhamento genético e interpretação de dados genômicos. Espera-se, por meio do Mestrado Profissional, formar indivíduo capaz de executar todas as atividades específicas descritas abaixo, além de ser capaz de interagir com outros profissionais da área da saúde em equipes multiprofissionais. Espera-se formar profissional ético, sensível, solidário e com elevada capacidade de comunicação com o público leigo e especializado. Para adquirir essas habilidades, a fração do curso correspondente aos estágios de prática em serviço de aconselhamento genético é fundamental como complemento ao aporte teórico de conhecimentos que advirá das disciplinas teóricas cursadas.

Como profissional especializado, o Mestre deverá estar apto a, além de fornecer informações genéticas a pacientes, fornecê-las a outros profissionais da área da saúde assim como participar de grupos multiprofissionais empenhados nos estudos de pacientes e familiares com doenças genéticas em hospitais públicos e privados, e contribuir na elaboração de políticas estaduais e nacionais em saúde pública voltadas à Genética Humana e Clínica.

              São as atividades específicas do profissional de aconselhamento genético:

 - Levantamento e interpretação da história familiar, elaboração e análise do heredograma.

 - Interpretação de resultados de exames cromossômicos, moleculares e cromossômico-moleculares.

 - Cálculo dos riscos de ocorrência e recorrência das doenças, com base em heredogramas, resultados de exames e pesquisa bibliográfica.

- Transmissão de informações educativas sobre mecanismos de herança, exames, conduta, prevenção e fontes de informação sobre doenças.

 - Aconselhamento genético e psicológico que propicie a realização de escolhas informadas e adaptação às condições de risco.

 - Tradução da complexa linguagem da genética humana para termos compreensíveis para o público leigo, para outros profissionais de saúde e, principalmente, para os consulentes.

 

Formação ideal recomendada para atuação nessa área:

Bacharelado em Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e outras áreas afins.