Notícias

Pesquisa detecta inativação de cromossomo X em embriões humanos

news18Pesquisa detecta inativação de cromossomo X em embriões humanos

"Cientistas do Instituto de Biociências (IB) da USP acabam de veicular na revista internacional Scientific Reports – na edição da última quinta-feira (7) – um artigo em que mostram, pela primeira vez, o início do processo de inativação do cromossomo X durante o desenvolvimento embrionário humano de forma global, por meio do sequenciamento de RNA de células únicas (scRNAseq). Até então, esse processo havia sido detectado somente em camundongos. O trabalho também mostra, pela primeira vez, que células-tronco embrionárias humanas têm um X superativo (que produz mais RNA que o normal).
O cromossomo X consiste em um dos cromossomos sexuais do ser humano. As mulheres possuem dois cromossomos X e os homens, um cromossomo X e um cromossomo Y. Algumas doenças hereditárias podem ser atribuídas a falhas ou mutações no cromossomo X."

Leia mais:Pesquisa...

Eletrocardiografia Clínica

eletrografiaEletrocardiografia Clínica

O Laboratório de Energética e Fisiologia Teórica oferece à comunidade USP um serviço de eletrocardiografia clínica sem fins de pesquisa.

Esta atividade é feita às quartas-feiras, das 13:30 às 15:30 hs.

A agenda para inscrição fica disponível na Secretaria do Departamento de Fisiologia. As inscrições devem ser feitas até a terça-feira que anteceda o dia pretendido.

Não é necessário pedido médico.

Os laudos são emitidos em até uma semana.

L.E.F.T. – sala 312 / Depto. Fisiologia

Mais informações

Resultado do Prêmio Tese Destaque USP 2017

Resultado do Prêmio Tese Destaque USP 2017

unnamedusp


GRANDE ÁREA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Menções Honrosas:
Título: “Seleção natural e mudanças climáticas na história evolutiva de esquilos (Sciuridae: Tamias)”
Autora: Ana Paula Aprigio Assis
Programa: Genética (IB)
Orientador: Gabriel Henrique Marroig Zambonato

Parabenizamos Ana Paula Aprigio Assis, aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas – Biologia (Genética), e seu orientador, Dr. Gabriel Marroig, pela menção honrosa no Prêmio USP de Tese 2017.