REQUISITOS PARA ALUNOS VISITANTES – Graduação
Os estudantes matriculados em instituições estrangeiras podem frequentar disciplinas na USP na condição de aluno de intercâmbio de graduação por um período de um a dois semestres (desde que haja a autorização da Instituição Estrangeira o período pode ser estendido), obtendo créditos ou realizando pesquisas válidas para o currículo de sua universidade de origem. Todas as atividades da USP são em Português.
Não é permitida a candidatura realizada pelo próprio estudante. Apenas os responsáveis nas instituições parceiras poderão fazer a candidatura de seus estudantes.

As inscrições para intercâmbio deverão ser efetuadas online pelas instituições parceiras por meio do link abaixo:

https://uspdigital.usp.br/mundus/solicitacessointernacPublicoGuia?codmnu=2818

Caso a instituição não possua convênio/acordo com a Universidade de São Paulo - USP e queira fazer contato diretamente com o Instituto de Biociências - IBUSP, favor um enviar e-mail para crint@ib.usp.br


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1.    Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela universidade de origem;
2.    Uma carta de indicação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem;
3.    Plano de estudos; (para escolha de disciplinas selecione a Unidade de Ensino , clique em Cursos e Habilitações oferecidos pela Unidade, selecione o curso e escolha as disciplinas);
4.    Histórico escolar da graduação emitido pela universidade de origem acompanhado de uma tradução simples para a Língua Portuguesa;
5.    Cópia da folha de dados do passaporte, onde consta a validade do documento;
6.    Fotografia para documento digitalizada em extensão “.jpg”, tamanho máximo 50Kb

REQUISITOS PARA ALUNOS VISITANTES DE CURTA DURAÇÃO – Graduação
Os estudantes que desejam ser recebidos nos laboratórios para período de pesquisa, desenvolvimento de projeto ou visita devem ser cadastrados como aluno intercambista – convênio de curta duração. Os documentos necessários são:

1.  Cópia do passaporte;
2.  Histórico escolar do nível superior reconhecido pela universidade de origem com tradução simples para o português;
3.  Carta de indicação da universidade de origem ;
4.  Aprovação do docente do IB.

O aluno intercambista – convênio de curta duração receberá número USP, desde que possua visto de estudante do TIPO IV. Não poderão ser aceitos estudantes com visto de turista.
 

Outras Informações:

Obtenção do Visto de Estudante:
Caso o estudante estrangeiro seja aceito para realizar um período de intercâmbio na Universidade de São Paulo, é necessário que o estudante receba sua carta de aceitação, necessária ao estudante para obter seu Visto de Estudante (Temporário IV) junto à representação diplomática brasileira em seu país de origem.
Para efetivar sua matrícula o estudante deverá obrigatoriamente apresentar o Visto de Estudante e uma cópia do Seguro de Saúde/ Seguro de Vida Internacional.
O aluno não poderá ser matriculado com visto de turista!

Curso de Português para Estrangeiros:
O Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH oferece semestralmente um curso de Português para Estrangeiros no Campus São Paulo – Cidade Universitária. Para obter informações, consulte o website www.fflch.usp.br/cl ou envie uma mensagem para clport@usp.br.

Bolsas e Custos:
A USP é uma instituição pública e gratuita que recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares, portanto não oferece bolsas de estudo.
Acomodação:
A USP não dispõe de alojamentos para estudantes estrangeiros.