Material disponível para estudo nas escolas antes e após as atividades

1) Trilha dos Ecossistemas, Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas Globais

Sugestão de Estudo Pré-visita

Fotossíntese: a fotossíntese é a maneira das plantas se nutrirem, da mesma forma que fazemos quando comemos. Nesse processo ela utiliza o gás carbônico do ar e a água da terra em uma reação, onde é utilizada energia da luz do sol, para produzir açúcar. Como sub-produto surge o oxigênio, que depois é liberado para o ar.

Estude e procure memorizar a fórmula da fotossíntese:              6CO2 + 6H20     → luz     C6H12O6 + O2

Relacione aos nomes comuns dos compostos: gás carbônico (ar) + H2O (solo)    luz (sol)→    açúcar (glicose) + oxigênio

Se você ainda não conhece fórmulas (alunos da 8a. série do Fundamental ou abaixo), se concentre apenas na linha de baixo.

Ecossistema: procure entender o conceito de ecossistema

“Ecossistema é uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável”.

Sugestão de Estudo Pós-visita

Sugestão de atividades a serem realizadas em sala de aula com auxílio dos professores

1) Agora que você já participou da trilha, reúna-se em um grupo e elabore um “Manual de Etiqueta em Trilhas”, colocando todos os procedimentos de mínimo impacto e respeito à biodiversidade que o grupo aprendeu durante a atividade. (utilizar o verso da folha)

2) Procure algum texto de jornal ou revista que aborde a questão das mudanças climáticas globais e traga para a sala de aula para discussão.

3) Elabore uma produção artística (pode ser uma música, um poema, um vídeo, um álbum ou montagem de fotos, um desenho...) sobre a atividade que você realizou. (prazo a definir)

4)Qual a relação entre as mudanças climáticas e o ciclo do carbono?

Sugestão de atividades individuais (sem auxílio obrigatório dos professores)

1. Quais as vantagens e desvantagens de atividades de visitação em áreas naturais?

Vantagens:

Desvantagens

c.

2. Durante a trilha foi abordado o ciclo biogeoquímico do carbono. Levando este ciclo em consideração, pesquise e responda:

a) Como as plantas participam deste ciclo?

b) Como as atividades humanas interferem neste ciclo?

c) Como o gás carbônico atmosférico contribui para o aquecimento global?

d) O que você pode fazer para minimizar a emissão de gases do efeito estufa?

3. A trilha que você realizou ocorreu em uma formação florestal brasileira denominada “Mata Atlântica”. Cite três características observadas durante a atividade.

c.

4. Durante a trilha, foram observados dois estágios de desenvolvimento da floresta (uma região impactada em regeneração e outra região mais conservada). Quais diferenças foram observadas entre estes dois estágios? 5. O que é sucessão ecológica? Qual tipo de sucessão ecológica foi observado na trilha?