Preparação para o curso

O curso reúne três características que exigem preparação prévia as aulas presenciais: é condensado, parcialmente ministrado em meio eletrônico (Educação a Distância) e exigem atividade física. Dessa forma, é necessária uma preparação prévia. As sugestões são as seguintes.

1) Estudo a distância - pretende-se que o estudo seja feito durante o mês de março, após a aula inaugural. As orientações e informações necessárias para o estudo estão disponíveis na Plataforma Moodle. Alí estará relacionado o material necessário para estudo.

2) Sugestões para leitura prévia:

Educação ambiental

Berchez, F.; Guilardi, N. P.; Robim, M. J.; Pedrini, A.G.; Hadel, Valéria Flora ; Fluckiger, G. ; Simões, M. ; Mazzaro, R. ; Klausener, C. ; Sanches, C. & Bespalec, P. 2007. Projeto Trilha Sub-aquática: sugestão de diretrizes para a criação de modelos de educação ambiental em unidades de conservação ligadas a ecossistemas marinhos. OLAM (Rio Claro), v. 7, p. 181-209.

Brasil. 2005. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 102 p.

Berchez, F.; Carvalhal, F. & Robim, M.J. 2005. Underwater Interpretative Trail – guidance to improve education and decrease ecological damage. International Journal of Environment and Sustainable Development 4 (2): 128-139.

 

Mudanças Climáticas Globais

Buckeridge, M. 2008. Biologia e as mudanças climáticas globais. Ed. Rima, 201p.

Berchez, F.; Amancio, C.E. ; Ghilardi, N.P. & Oliveira, E.C. 2008. Possíveis impactos das mudanças climáticas globais nas comunidades de organismos marinhos bentônicos da costa brasileira.  Buckeridge, M. (ed.) Biologia e as mudanças climáticas globais. Ed. Rima.

Comunidades de costão rochoso

Ghilardi-Lopes, N.; Hadel, V.F. & Berchez, F. 2012. Guia para educação ambiental em costões rochosos. Artmed, São Paulo, 200p.

Berchez F. & Carvalhal. F. 2002. Costão rochoso. www.ib.usp.br/ecosteiros- link textos educativos/link costão rochoso.

Transdiciplinaridade

Max-Neef, M. 2005. Foundations of TRansdisciplinarity. Ecological Economics 53: 5-16.

Berchez, F.  et al. 2015. Ecology and Education in Marine Protected Areas: Insights from Brazil and South America. In: Rozzi et al. (eds.) Earth Stewardship, Ecology and Ethics. Springer International Publishing, Switzerland, pp 351-366. DOI 10.1007/978-3-319-12133-8_23.

 

3) Capacitação física

A capacitação completa inclui a atividade de natação, mergulho livre e caminhada, lembrando que tanto natação como mergulho livre são optativos. Essa capacitação deve ser obtida de forma independente. O CEPEUSP oferece cursos na área de educação física que podem dar apoio ao treinamento, havendo normalmente vagas para comunidade externa.