Teoria e prática de educação ambiental em unidades de conservação  marinhas e costeiras (BIB - 0443) 2019

Principais temas abordadosBases da Educação ambiental (EA):Tratado de Educação Ambiental para  Sociedades Sustentáveis - Rio 92 e  Lei no 9.795/99. Embasamento filosófico da EA como processo de transformação individual e social. Conceitos de transdiciplinaridade, transversalidade e contextualização do ensino aplicados a protocolos de EA. EA marinha e costeira no Brasil e no mundo. Conhecimentos multidisciplinares sobre os ecossistemas costeiros aplicados a EA. Educação formal (ensino fundamental e médio) em ambientes informais.  Modelos de atividades, técnicas e conhecimentos específicos aos modelos que serão abordados. Técnicas de monitoria e administração de projetos pesquisa em educação ambiental. Os modelos serão a Trilha das Mudanças Climáticas Globais, Trilha do Aquário Natural (marinha, participação), Trilha em Mergulho Livre (marinha, participação).

Estrutura: Introdução teórica (SP), estudo on-line e  prática de monitoria. A prática será realizada no Parque Estadual de Ilha Anchieta.

Categorias de alunos: USP (curso de bacharelado ou licenciatura), externos (curso de extensão). Vagas especiais reservadas para alunos ouvintes, s apenas quando ligados a Unidades de Conservação municipais, estaduais ou federais.

Créditos e certificados: Alunos da USP receberão os créditos da disciplina (6 créditos). Além disso, todos os alunos aprovados no exame prático final receberão certificado e carteira de Monitor Ambiental Básico.

Inscrições: para alunos da USP as inscrições serão via Sistema Júpiter. Alunos externos a USP (extensão, nas condições acima), monitores e instrutores da própria equipe devem enviar e-mail a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  entre 1 e 15 de dezembro.

Seleção dos candidatos: será feita automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb. Salientamos que o número de inscritos tem sido sempre na casa das centenas. Para alunos de extensão nas condições acima (UCs) .

Aulas virtuais a distância (Moodle): material disponível a partir do início das aulas.

Aula inaugural (IB-USP, São Paulo): 15 de março de 2019, 14- 18 h.

Aulas presenciais em São Paulo: 15, 22, 29 de março, 5 e 12 de abril.

Estudo teórico a distância: estudos dirigidos na Plataforma Moodle deverão ser completados nas aulas até a viagem de campo.

Revisão presencial de conceitos e prova: 12 de abril, 14 as 18 h.

Viagem a Unidade de conservação: 13 de abril, com complementação teórica ao final do dia.

Prática de monitoria (Unidade de Conservação): 13 a  18 de abril Prática de EA em Atendimento a Escolas Públicas, totalizando 5 horas de atividade por pessoa. Avaliação prática e encerramento do curso.