Instruções e respostas a perguntas frequentes

  1. Equipamentos básicos necessários: (a) roupa, incluindo roupa e calçado para caminhada e para frio, capa de chuva; material de higiene pessoal, incluindo toalha. Notebook para confecção de relatório e da apresentação; material básico de acampamento incluindo (a) prato e copo de plástico, talheres, (b) cantil ou equivalente; como não há equipamento disponível para todos os alunos, para quem tiver ou puder emprestar levar ainda isolante térmico, saco de dormir e barraca.
  2. Equipamento necessários para a aula de navegação e prova - lápis, borracha, transferidor e régua
  3. Local do Curso: Parque CienTec da USP, Av. Miguel Stéfano, 4.200, defronte ao Parque Zoológico, do outro lado da rua. A entrada propriamente dita é um pouco antes da do Zoológico.
  4. Horário: o início do curso é as 8 horas, sendo recomendável que se chegue um pouco antes, pois há bastante movimento de tráfego.
  5. Temas centrais do curso: conceitos básicos de educação ambiental, contextualização de temas como instrumento de educação (no caso trilhas e montanhismo), elaboração de protocolos de educação ambiental para o ensino fundamental e médio.
  6. Cronograma: o cronograma pode ser visto no site www.ib.usp.br/ecosteiros2, no link do curso. É importante notar que o curso é em período realmente integral, havendo um dia com acampamento noturno, onde serão passadas noções sobre equipamento e onde haverá tempo para a realização dos projetos e estudo do conteúdo para a prova. O CienTec dispõe de diversos ambientes onde é possível se reunir e trabalhar. No horário de almoço será fornecido um lanche.
  7. É importante que cada grupo possua ao menos um notebook.
  8. É importante que cada aluno possua equipamento mínimo de caminhada, em especial roupas e calçados quentes, leves e impermeáveis e mochila. Além disso, embora o curso possa disponibilizar alguns desses equipamentos, serão necessárias algumas barracas, isolantes térmicos e sacos de dormir. Dessa forma, aqueles que possuírem ou puderem emprestar esses equipamentos, que os tragam para o primeiro dia de acampamento, conforme consta no cronograma.
  9. A apoteose do curso será a excursão ao Pico Dos Marins, no último final de semana (31 de julho a 2 de agosto) onde os alunos terão oportunidade de vivenciar o montanhismo, de forma a realmente incorporar a noção do valor que essa atividade pode ter em sua vida profissional. Entretanto, essa atividade é opcional. Maiores detalhes serão fornecidos ao longo do curso.
  10. Alguns textos serão fundamentais na execução dos projetos e serão enviados por e-mail. Recomendamos sua leitura e que seja levada uma cópia impressa ou eletrônica para a utilização nas aulas