Veja neste módulo nossas atividades de pesquisa e os cursos de bacharelado (optativas eletivas) relacionados a Educação Ambiental oferecidos pelo nosso projeto. Além daqui, nos menus a direita da página principal estão as atividades de educação em ambiente natural voltadas para escolas públicas, compreendendo o desenvolvimento de modelos de educação ligados a grandes temas e o treinamento paralelo de profissionais para sua aplicação e disseminação.

O desenvolvimento eficiente de atividades de educação ambiental (EA) depende de um correto embasamento conceitual nas bases estabelecidas no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (Rio-92) e de uma avaliação científica que indique eventuais adequações necessárias. As atividades em trilha, por seu caráter lúdico, simbólico e sua ligação à natureza, se constitui em uma das principais alternativas de EA em unidades de conservação. O  projeto se propõe a criar, aplicar e avaliar modelos de EA direcionados principalmente a alunos do ensino público, aplicáveis através de parcerias entre unidades de conservação e escolas estabelecidas em seu entorno. Com a caminhada em trilha como tema centralizador , pretendemos disponibilizar uma abordagem transformadora, transdisciplinar e emancipatória que integre monitores, professores de ensino básico e seus alunos e Unidades de conservação.

O Parque CienTec da USP, situado dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, é a a UC central onde estão sendo desenvolvidos e avaliados esses modelos, em especial aqueles em trilhas terrestres. O Parque Estadual de Ilha Anchieta (FF-SMA) é o local onde estão sendo desenvolvidos os modelos de trilha marinhos.