O Projeto Ecossistemas Costeiros, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Ficologia (SBFic) e a Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos (ReBentos) oferece cursos instrumentais de interesse para ecólogos e pesquisadores em geral. Nesses cursos aprenderemos a usar instrumentos eletrônicos, tanto quanto a parte operacional, como quanto as suas bases teóricas.

Os cursos serão gratuitos em sua maioria, com direito a certificado. Objetivamos uma periodicidade mensal, alternando cursos mais simples e curtos (8h) até aqueles com procedimentos de ponta, ministrados por pesquisadores do exterior, com vários dias de duração. Parte dos cursos terá interesse para qualquer tipo de pesquisador, enquanto outros serão voltados para instrumentos específicos dentro das áreas de ecologia bentônica e de avaliação em educação.  

Pessoas ligadas ao Projeto Ecossistemas Costeiros, como ex-alunos, monitores e colaboradores, bem como membros da SBFic e ReBentos terão prioridade nas inscrições. Sugestões sobre temas de cursos são benvindas e serão avaliadas, sendo aplicadas na medida do possível.

Cursos oferecidos (em ordem cronológica inversa): 

Análise de Séries Temporais: abril de 2016, com duração de dois dias, em data a ser confirmada. Professor: Dr. Sérgio Rosso (IB/USP).

Utilização da ferramenta PhotoQuad: 3/12/2015. Professor: Mestrando Bruno Lenhaverde (IB/USP).

Introdução à Analise Multivariada8/10/2015 (9-16h). Professor: Ms. Gabriela Lourenço da Silva.

Mendley Desktop25/08/2015. Professor: Ms. Carlos Eduardo Amâncio.