Treinamento continuado para monitor básico - como estagiário do Parque CienTec/USP  pode ser feito a qualquer momento, seguindo basicamente as mesmas etapas dos cursos, abaixo detalhadas: (1) Estudo a distância na Plataforma Moodle; (2) Resolução de dúvidas em encontro com supervisor e realização de prova teórica; (3) Acompanhamento de atividade; (4) Liberação para atividade; (5) Horas de estágio e (6) Exame prático final.

Cronograma de atividades comum a todos os cursos para formação de "Monitor Básico"

 1) Estudo a distância, utilizando a Plataforma Moodle do STOA/USP: período anterior a data do módulo presencial, com duração média de 8 horas.

 Nesse módulo, serão apresentados o protocolo, os conceitos teóricos de caráter educacional e filosófico em que se baseia e os conhecimentos básicos para sua compreensão. A estratégia será a leitura de textos e realização de estudos dirigidos individuais. Eventuais dúvidas poderão ser resolvidas durante o módulo presencial.

 2) Módulo presencial (duração de um dia)

 Discussão da parte teórica e resolução de dúvidas: 9 - 11 h

  • Acompanhamento de monitoria como visitante: 11 - 12 h 30 min
  • Almoço (deve ser levado, pois não há restaurante): 12 h 30 min - 13 h
  • Avaliação clínica: 13 - 13 h 30 min
  • Participação como monitor acompanhado (MA) e liberação: 14 - 19 h
  • Prova teórica: 18 h 30 min - 19 h

 3) Horas de experiência desacompanhado (estagiário de monitoria): período posterior ao módulo presencial (5 horas no mínimo)

As horas poderão ser acumuladas em qualquer um dos locais onde estiver ocorrendo a atividade e devidamente anotadas na Carteira de Registro de Horas (CRH/logbook) e certificadas por assinatura do coordenador credenciado da atividade, ou equivalente.

 4) Averbação de horas  e agendamento de exame: prazo máximo de 6 meses após a prova.

A averbação deverá ser solicitada por e-mail, enviando cópia digitalizada do LogBook e datas disponíveis para o exame.

 5) Exame prático, agendado com examinador credenciado, por e-mail.