Olá pessoal!

Estamos com boas novas! Enfim nossas atividades de monitoria foram liberadas para as escolas no Parque Cientec da USP. A primeira atividade regular vai acontecer já nesse sábado, dia 25, mas já há outras atividades marcadas para as próximas semanas. Tendo em vista o estágio atual do nosso grupo, estaremos precisando de monitores para atuar já nos dias 25, 29 e 08 de maio. Estagiários não liberados poderão participar acompanhando monitores já liberados!

Imagem retirada do site do Parque Cientec

Atividade de Páscoa (PEIA, Ubatuba, público espontâneo)

1. Os turistas tiveram ganhos cognitivos e afetivos significativos. Comentários conceituais e apontamentos sobre sua satisfação em estar percorrendo a trilha foram comuns a todos os grupos.
  2. Tempo de duração da trilha restringe bastante a estadia na ilha. Algumas vezes tivemos que acelerar as atividades para que os turistas não perdessem a embarcação de volta. Comentário: no caso, a distância da trilha do Saco Grande é longa demais para a atividade pretendida e apenas o tempo de caminhada quase esgota o tempo disponível. A opção pela Trilha da Represa seria a mais adequada.
  3. Kits de atividade nas unidades de conservação parceiras. Comentário: materiais permanentes já existem para o CienTec e 2 Kits estão sendo preparados para o PEIA.
  4. Disponibilizar calçados adequados aos visitantes.

Atividade com escola pública Maria Alice (PEIA, Ubatuba, alunos do 9º. ano)

1. Duração média de 1 hora e 35 minutos para a Trilha do Saco Grande. Sugestão de alternativas mais curtas quando for necessário.
  2. Alguns alunos estavam sem calçados apropriados, mesmo com aviso anterior.
  3. Um professor se ofereceu para ajudar nos projetos dentro da ilha.
  4. Alunos comentaram em especial sobre os animais que viram e ouviram e sobre a paisagem. Alguns faziam comentários e brincadeiras correlacionados aos diversos conceitos que havíamos conversado ao longo do percurso. De forma descontraída, demonstravam ter entendido o propósito da gincana. No entanto, outros alunos mostraram tédio ou desinteresse no momento da proposta. Sugestão: redução do número de perguntas para dinamizar o processo.
  5. Todos, sem exceção, cobraram seus certificados. Todos pareceriam orgulhosos por terem completado a gincana e o percurso da trilha. Para muitos, tratava-se da primeira trilha realizada.
  6. Sugestão de atividade para o fechamento do dia para atividades de longa duração.

A ONG Ecosteiros está abrindo vagas para o curso de Introdução aos Ecossistemas Costeiros a partir do dia 20 e com fechamento no dia 21 de maio. O curso vai ser realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio e tem carga horária total de 30 horas, além de ser no Parque Estadual da Ilha Anchieta. O público alvo é de estudantes de graduação ou de cursos técnicos na área ambiental, professores em exercício na educação básica, pesquisadores e profissionais liberais que atuem na conservação dos recursos naturais e funcionários de Unidades de Conservação. No curso, os participantes poderão aprender por meio de atividades teóricas e práticas, o ensino sobre ecossistemas marinhos costeiros brasileiros, introduzir aspectos relativos à definição, distribuição e caracterização dos ecossistemas costeiros “Costão Rochoso”, “Manguezal”, “Mata Atlântica” e “Restinga”, de forma que as discussões e apresentações finais dos grupos contribuam para um maior conhecimento acerca desses ecossistemas. No final do curso, com a aprovação do aluno, a ONG enviará por e-mail o certificado de participação!

E aí, ficou interessado? Fique por dentro de tudo no site e bom curso!

Neste começo de ano, o Projeto Ecossistemas Costeiros esteve presente no PEIA (Parque Estadual  da Ilha Anchieta) no mês de janeiro e fevereiro realizando atividades de Educação Ambiental gratuitas para o diverso público visitante do Parque. Houveram dois períodos de atuação: o primeiro, do dia 24/jan até o dia 01/fev e o segundo, durante o feriado prolongado do Carnaval.

No primeiro período, o projeto, atuou nas modalidades: Mergulho fora d'água, Mergulho Livre, Mergulho Autônomo, Aquário Natural, Trilha de Ecossistemas e Trilha com Caiaque. Foram contabilizadas 568 atividades ao total, um número um pouco abaixo do esperado mas decorrente das fortes chuvas que houveram durante alguns dias.

Já no segundo período de atividades, visitantes da Ilha puderam participar das atividades da Trilha de Ecossistemas com a presença das duas novas estagiárias da modalidade: Sara Uchiyama e Beatriz Dias.

Confira alguns cliques das nossas atividades abaixo! :)

Atividade de Trilha com Caiaque

Meninas do Aquário Natural