Descrição de atividades com protocolo finalizado e monitores treinados, disponíveis para aplicação em unidades de conservação, em parceria com escolas públicas. O Projeto Ecossistemas Costeiros é do Instituto de Biociências da USP e portanto a parceria com ele é gratuita.

Em caso de interesse, contatar Flávio Berchez (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. )

1) Modelo "Trilha das Mudanças Climáticas Globais"

"Trilha das Mudanças Climáticas Globais" é uma atividade de caminhada em trilha na Mata Atlântica, com deslocamento de cerca de 300 metros, com 7 paradas para atividades. O tema transdisciplinar que norteia as atividades é o das mudanças climáticas Climáticas globais, dentro do qual são apresentadas diversas disciplinas, em especial ciências/biologia e química (nutrição animal e vegetal, fotossíntese, respiração, decomposição e mineralização, estrutura da Mata Atlântica), filosofia ambiental (conservação, mínimo impacto, consequências do uso de combustíveis fósseis como fonte de energia, processos naturais em equilíbrio e em desequilíbrio), equipamentos (mochila de caminhada e suas especificações) , educação física (importância do aquecimento e alongamento antes e após a atividade física), história (patrimônio histórico e geológico do local, contextualizado com sua importância ecológica), língua portuguesa (leitura e interpretação de texto).

Transposição do conteúdo: atividades adaptadas para 3 níveis (1) ensino fundamental de 6a. e 7a. série, (2) oitava e nona séries e (3) ensino médioAs disciplinas e níveis são baseadas na proposta curricular para o ensino Fundamental II e Médio do Estado de São Paulo, mas antes da atividade cada grupo é avaliado antes de se decidir qual nível será aplicado.

Tempo de duração: 1 hora.

Tamanho dos grupos: as classes são divididas em grupos de 5 alunos, que recebem equipamentos próprios e fazem a atividade de forma independente, acompanhados por um monitor.

Apoio ao ensino na escola: o material é entregue ao professor e a cada aluno ao término da visita.

Objetivo e bases conceituais:  A "Trilha das Mudanças Climáticas Globais" pretende ser um instrumento de apoio ao ensino tendo como princípios conceituais básicos (1) objetivos holísticos e transformadores, (2) transdiciplinaridade, (3) contextualização em relação a questões ambientais e sociais (4) interatividade e caráter lúdico. O direcionamento filosófico é dado pelo “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis da Rio-92” e pela Filosofia Ambiental de Campo.