O Projeto Ecossistemas Costeiros é um programa do Instituto de Biociências e Parque CienTec da USP

Ecologia Bentônica: nosso foco principal na área de pesquisa, desenvolvido em diferentes ecossistemas marinhos do litoral brasileiro. Esta parte do site ainda está em construção.

Educação Ambiental em Trilhas (menu a direita, elaboração de protocolos): na educação básica pública nosso foco está ligado ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de modelos de educação transdisciplinar com base em fenômenos, utilizando ambientes naturais sala de aula. As atividades ocorrem ao longo trilhas marinhas, terrestres ou virtuais. 

Cursos de Licenciatura e Bacharelado - Os cursos regulares de bacharelado (BIB-0443 e BIB-0450) oferecidos nessa área podem ser vistos no link  do menu superior do site, em "Educação Ambiental Trilhas".

Sistema de Formação de Monitores (menu a direita e acima): paralelamente ao desenvolvimento de modelos, são ministrados cursos destinados a certificação de monitores ambientais, habilitando-os como educadores para sua aplicação. O treinamento é tem diferentes níveis de especialização (monitor, coordenador de monitoria, instrutor e examinador), cada um deles liberando para atuações progressivamente mais abrangentes. Os cursos regulares de bacharelado (BIB-0443 e BIB-0450) oferecidos nessa área podem ser vistos no link  do menu superior do site "Educação Ambiental Trilhas". Os cursos de extensão correspondentes podem ser vistos no menu a direita.

Atividades apoio a Escola Pública  (menu a direita): os modelos educacionais, de caráter transdisciplinar, são oferecidos como forma de apoio ao Ensino Fundamental II e Médio. As aulas de campo são ministradas em Unidades de Conservação parceiras Programa Adote uma Escola), mediante solicitação das escolas interessadas. Escolas interessadas devem entrar em contato por e-mail.

Fique a vontade para nos contatar!

Flávio Berchez  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. )

 


 

Prêmio Anual do Projeto Ecossistemas Costeiros 2019 - formulário de inscrição

Grupos de alunos e professores que participaram das atividades de formação e da atividade na unidade de conservação (PE Ilha Anchieta, CienTec/PEFI, EE Juréia-Itatins, Raia Olímpica e outras) poderão concorrer ao prêmio para os melhores vídeos sobre mudanças climáticas globais. Para isso siga os passos (1) Se informar sobre as regras do concurso enviadas por e-mail escolas participantes, (2) elaborar os vídeos segundo as regras estabelecidas e (3) se inscrever utilizando o formulário no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVQt_u-4qnrzyiCVOhcrRb-LvuzDngC_zBMj2QvzA2OYhdRQ/viewform?usp=sf_link

Alguns lembretes:  a elaboração e entrega do vídeo se constitui na etapa final do processo de formação.  É necessário que o (a) professor(a) estimule a criação de um vídeo, com o tema vinculado ao Concurso, com os seus alunos, preferencialmente o grupo de 5 pessoas que esteve junto na trilha. É fundamental que se deixe a criatividade do grupo fluir para que eles montem o próprio vídeo e atribuam um título original, que bem represente a obra. Destacamos que os vídeos poderão ter no máximo 3 minutos de duração e deverão ser captados através do uso de aparelhos de telefone celular que apresentem uma boa qualidade de imagem e som. É recomendável fazer menções à equipe participante e de apoio, assim como aos organizadores do Concurso/Projeto.

Veja a gravação da entrega dos prêmios nas várias modalidades e o vídeo vencedor em 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Live Blog Projeto Ecossistemas Costeiros