Roteiro para oferecimento de Cursos de Cultura e Extensão Universitária

(Dados consultivos para os Docentes IB que queiram oferecer Cursos de Extensão)


       I. APRESENTANDO A PROPOSTA DE CURSO

O Curso deve ser apresentado ao Conselho de seu Departamento, contemplando:

  • Projeto descritivo do curso;
  • Solicitação de Aprovação do curso junto ao Conselho de Departamento: documentação encaminhada pelo Coordenador descrevendo a intenção em oferecer o curso, contendo: nome do curso, Natureza (difusão/atualização/aperfeiçoamento), data de oferecimento e a Caracterização Acadêmica;
  • Para cursos pagos, o coordenador deve juntar também a Caracterização Financeira, que será anexada ao Processo. É importante descrever as especificações e quantidades dos itens que serão comprados, para que seja efetuado cadastramento no Sistema Apolo.


    II. CADASTRAMENTO
  • O Projeto do Curso deve contemplar: Cronograma do curso com especificação de: dia da semana em que serão ministradas as aulas / turmas (se for o caso) / horário de aulas e Bibliografia;
  • Os Ministrantes que não são docentes USP, serão caracterizados como Especialistas Externos. São considerados especialistas externos: ministrantes sem número USP, alunos de pós-graduação, professores de outras universidades, profissionais ou técnicos externos à USP. É obrigatória, segundo Normas PRCEU, a entrega da Justificativa de Especialista Externo. Esta deve ser enviada via mensagem eletrônica, junto à Documentação do curso;
  • Para Ministrantes que são Docentes IB/USP, porém externos ao Departamento de origem de abertura do Curso, será necessária uma autorização da Chefia do Departamento deste ministrante. A Assistência Acadêmica providenciará esta autorização (gerada pelo Sistema Apolo) e a encaminhará para assinatura;

    Na Caracterização Acadêmica:
  • As horas ministradas do curso, de acordo com as Normas da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, um mínimo de 50% da carga horária deve ser atribuída a docentes da USP;
  • Deve conter o nome completo dos ministrantes e seus números USP, para fins de cadastro correto no Sistema Apolo;
  • Aulas on line, projetos feitos fora do ambiente de aula e afins, devem ser considerados na descrição Aulas de Campo, para que sejam computadas como aulas ministradas e somadas ao total de horas do curso;
  • Os cursos de Difusão com  horas previstas acima das reguladas pela PRCEU - considerando-se o “Total Ministrado”, precisam de Justificativa de carga horária. Esta deve ser enviada para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
  • É obrigatório, de acordo com as Normas da PRCEU, a frequência mínima de 85% para aprovação no curso;
  • No caso de cursos pagos, a matrícula só será efetivada após a confirmação da realização do pagamento. Visando evitar problemas futuros e facilitar os procedimentos, a orientação da Tesouraria do IB é de que seja feito “Depósito Identificado” e envio de comprovante via e-mail (escaneado) para melhor controle. Este procedimento deve estar claro em todas as divulgações do curso.


    IV. TRAMITAÇÃO DO CURSO
  • Quando o Processo do curso e as informações eletrônicas forem recebidas pela Assistência Acadêmica, será feita a verificação de dados e o cadastro no Sistema Apolo;
  • Após este procedimento, o Processo será analisado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, na reunião subsequente à finalização do cadastro citado. Importante: Para que o Processo conste à Ordem do Dia da CCEx, deverá ser recebido no prazo mínimo de 01 semana antes da Reunião Ordinária.


    V. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO DOS ALUNOS
  • Pede-se que os coordenadores dos cursos adotem o procedimento de Inscrições on line, diretamente pelo Sistema Apolo, gerando assim dados assertivos e completos para a geração de Certificados e Relatórios do curso.
  • Após a matrícula no Apolo, os alunos terão acesso ao Sistema Apolo, através de seu número USP, para emissão de documentos, tais como atestado de matrícula, boleto bancário, etc, e devem ser disto informados pela Coordenação, quando do início do curso.


    VI. ENCERRAMENTO DO CURSO, CADASTRO DE NOTAS/FREQUÊNCIA E EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  • Após o encerramento do curso, a coordenação deve enviar, o Relatório Acadêmico, a lista de Presença e Notas via Protocolo e cópias eletrônicas via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - e em um prazo de até 30 dias. Estes documentos serão analisados pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IB e, se aprovados, encaminhados para a Pró Reitoria;
  • Para cursos pagos, a coordenação do curso deverá fazer a Prestação de Contas via Sistema Apolo e enviar cópia deste  Relatório Financeiro via Protocolo e a versão eletrônica para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
  • A Avaliação do Curso é liberada no Sistema Apolo imediatamente após o fim da data de realização do curso, ficando disponível durante um mês. Neste momento, o Sistema Apolo envia mensagens automáticas para todos os alunos matriculados, trazendo informações e um link para o preenchimento da(s) avaliação(ões). Estas informações devem ser transmitidas aos alunos matriculados, desde o início do curso, no sentido de mantê-los informados quanto à disponibilidade de acesso ao sistema Apolo já a partir da matrícula, para realização da avaliação de disciplinas/curso (conforme regras especificadas acima).

 

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Normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013.(D.O.E. - 25.05.2010) (Protocolado 2008.5.1232.1.7) - Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.


 

Consulte Normas das Pró-Reitorias:

RESOLUÇÕES

REGIMENTOS

PORTARIAS

 

 

DÚVIDAS:

Assistência Acadêmica do Instituto de Biociências - USP

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