Atividades desenvolvidas no IB, com o apoio da CCEx

  • Estação Biologia
    Realiza projeto de complementação de ensino através de visitas monitoradas ao Instituto. Recebe alunos desde a pré-escola até o ensino médio, além de outros grupos de natureza didática, objetivando despertar o interesse pelos seres vivos e seu estudo e de enriquecer o conteúdo programático das aulas de Ciências e Biologia.

    A EB é formada por um professor coordenador e alunos do curso de Ciências Biológicas do IB, que preparam as visitas e as monitoram desenvolvendo atividades interativas e lúdicas para mostrar que a Biologia vai bem além do que está nos livros didáticos.
    E para viabilizar este projeto, o programa de visitas escolares conta com infra-estrutura que inclui terrários com animais vivos, aquário, sauveiro, jardim e estufa (plantas carnívoras, suculentas e pteridófitas), colméia de abelhas sem ferrão, esqueletos de vertebrados, animais fixados, material didático desenvolvido por monitores da comissão e por docentes, entre outras coisas.

    Responsáveis Profa. Dra. Beatriz Jordão, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra e representação discente

  • Recitais de Música Erudita
    O Instituto de Biociências realiza mensalmente, em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da USP, os Recitais de Música Erudita.
    Os concertos são realizados no auditório do Centro Didático do IB (Rua do Matão 277, Auditório 2) e abertos ao público.

    Responsável Prof. Dr. Sérgio Bueno


    Apresentações 
  • CAMBIO
    Comissão Ambiental da Biologia, foi criada em 2009 e tem como objetivo realizar projetos e atividades que promovam práticas sustentáveis no IB-USP e na sociedade.

    Realizam reuniões semanais no Centro Didático do IB, para discutir o andamento de nossos projetos e debater sobre temas que envolvem sustentabilidade e meio ambiente. Alguns de seus projetos em andamento: a implantação de uma composteira no jardim do instituto, a análise do questionário socioambiental aplicado na população do IB e a manutenção da gestão de resíduos na bio.

    A comissão é formada por alunos do IB-USP, é coordenada pelo Prof. Dr. Jean Paul Metzger e co-coordenada pela Profa. Vânia Regina Pivello. Para participar, basta aparecer nas reuniões semanais. Elas ocorrem nas Quartas-Feiras, no horário de almoço, no Centro Didático do IB

  • Portal de Livros Abertos da USP  -   Submissões ao Instituto de Biociências (IB)

    O Portal de livros abertos da USP tem como finalidade o armazenamento e divulgação de livros gratuitos em formato digital produzidos por membros da comunidade USP.  O Portal entretanto não desempenha o papel de editora, ficando sob a responsabilidade do autor a adequação do conteúdo e da linguagem do material a ser depositado.

    Ao IB cabe estabelecer e colocar em prática os critérios para inclusão de livros no Portal de livros abertos da USP.

    Cabe à Comissão de Cultura e extensão universitária (CCEX) do IB a qualificação do livro a ser divulgado pelo Portal.

    Para tanto, A CCEX do IB designará pelo menos um parecerista que pode ou não pertencer à lista de especialistas indicados pelo autor. Essa lista é opcional.

    Com base no parecer emitido, a CCEX pode solicitar adequações da obra ao autor antes que a mesma seja disponibilizada junto ao portal.

    Interessados em enviar material:
    Formulário de Submissão

      Equipe para emissão de pareceres:
      Parecer 

  • Darwin Day

    Realização de palestra com tema ligado ao evento internacional Darwin Day.

    Responsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • USP e as Profissões

    Evento que mobiliza professores, alunos e funcionários para receber visitas de estudantes em seu Instituto. O intuito é dar aos estudantes a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade.

    Responsável Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra, Profa Dra. Deborah Yara e representação discente;


  • Semana do Meio Ambiente

    A SMA IB tem como objetivo criar um espaço de discussão, no qual a Universidade, juntamente com o seu público externo, tenha a possibilidade de se deparar com a questão ambiental vivenciada atualmente, podendo questioná-la e debatê-la, além desenvolver senso crítico e argumentação. Isso representa, portanto, uma complementação fundamental à grade curricular do estudante, sendo essencial para sua formação como profissional biólogo e como cidadão, sendo essa última essencial também para qualquer indivíduo que participe do evento. Ocorre tradicionalmente em maio de cada ano.

    Responsável Profa. Dra. Daniela Scarpa e corresponsáveis Profa. Dra. Deborah Yara, Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Feira USP e as Profissões 

    Feiras USP e as Profissões são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobre tudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

    Responsável Profa. Dra. Beatriz Jordão e corresponsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Bio na Rua

    Evento de extensão realizado pelo Centro Acadêmico de Biologia, SPHN-CABio, em parceria com a CCEx do IB e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com a finalidade de divulgar os estudos na área de Ciências Biológicas e de aproximar o conteúdo de pesquisas universitárias do cotidiano das pessoas, alunos da graduação e pós-graduação interagem com o público, expondo trabalhos e estudos de biologia.
    O evento acontece anualmente ao longo de um dia em um parque escolhido na cidade de São Paulo. Neste local são realizadas oficinas e a exposição de diversos materiais didáticos. Os estudantes do curso de Ciências Biológicas expõem materiais e conversam sobre temas biológicos com o público. Os assuntos tratados versaram sobre diversidade animal, vegetal, o mundo microscópico e molecular, oficinas de aquarismo e horta urbana, pequenas palestras, instruções, além de outros. Cumprindo com sua proposta de Extensão Universitária, o Bio na Rua é um evento de grande relevância para o público e para os estudantes à medida que relaciona o ensino e o conhecimento na aproximação da Universidade ao cotidiano popular.


    Responsável
    representação discente com apoio da Profa. Dra. Daniela Scarpa

  • Dia do Biólogo
    O IB tradicionalmente comemora todos os anos o Dia do Biólogo, oferecendo aos seus alunos palestras, debates ou oficinas.

    Responsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Dia da Árvore

    Evento destinado à integração dos funcionários (contratados e terceirizados) do IB. São feitas tradicionalmente oficinas sustentáveis.

    Responsável representação discente, com apoio da Profa. Dra. Beatriz Jordão

  • Semana Temática - STBio
    Evento tradicional do calendário do IB, ocorre tradicionalmente em Setembro. Ao longo de suas edições a Comissão Organizadora da Semana Temática - COST receberam o apoio e reconhecimento do Instituto de Biociências (IB), tanto pela disponibilização do espaço físico e da infra-estrutura quanto pelo recorrente suporte financeiro por meio das comissões de graduação e de cultura e extensão (CG e CCEx). Como conseqüência dessa colaboração, a STBio conseguiu crescer e se tornar um evento de proporções consideráveis, ultrapassando congressos de calibre internacional tanto em número de inscritos (sendo que 20% destes são de fora da cidade de São Paulo), quanto em atividades oferecidas. Essa dimensão e alcance do evento, bem como o fato da comissão organizadora ser composta exclusivamente por alunos da graduação, trazem prestígio para o IB e para a Universidade de São Paulo. 

    R
    esponsáveis Profa. Dra. Gisele Oda e representação discente

  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / Virada Ciêntifica

    Um dos principais objetivos da SNCT é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável. Desde sua edição de 2015, tem sido realizada conjuntamente com o evento Virada Científica.

    Responsáveis Profa. Dra. Beatriz Jordão, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra, Prof. Dr. Sergio Matioli, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra e representação discente

  • Universidade Aberta à Terceira Idade

    O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

  • Aprender com Cultura e Extensão

    A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade.


    ATIVIDADES DE EXTENSÃO DEPARTAMENTAIS

  • Departamento de Genética e Biologia Evolutiva

    LaNCE – Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias:


    1.       Treinamento de pessoal em cultivo de células-tronco;

    2.       Produção de linhagens de células tronco de pluripotencia induzida (hiPSCs) para pesquisa e em condições GMP (futuro);

    3.       Desenvolvimento de projeto de produção de células em condições GMP para ensaios clínicos.

    contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.