Atividades desenvolvidas no IB, com o apoio da CCEx

  • Estação Biologia
    Realiza projeto de complementação de ensino através de visitas monitoradas ao Instituto. Recebe alunos desde a pré-escola até o ensino médio, além de outros grupos de natureza didática, objetivando despertar o interesse pelos seres vivos e seu estudo e de enriquecer o conteúdo programático das aulas de Ciências e Biologia.

    A EB é formada por um professor coordenador e alunos do curso de Ciências Biológicas do IB, que preparam as visitas e as monitoram desenvolvendo atividades interativas e lúdicas para mostrar que a Biologia vai bem além do que está nos livros didáticos.
    E para viabilizar este projeto, o programa de visitas escolares conta com infra-estrutura que inclui terrários com animais vivos, aquário, sauveiro, jardim e estufa (plantas carnívoras, suculentas e pteridófitas), colméia de abelhas sem ferrão, esqueletos de vertebrados, animais fixados, material didático desenvolvido por monitores da comissão e por docentes, entre outras coisas.

    Responsáveis Profa. Dra. Beatriz Jordão, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra e representação discente

  • Recitais de Música Erudita
    O Instituto de Biociências realiza mensalmente, em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da USP, os Recitais de Música Erudita.
    Os concertos são realizados no auditório do Centro Didático do IB (Rua do Matão 277, Auditório 2) e abertos ao público.

    Responsável Prof. Dr. Sérgio Bueno


    Apresentações 
  • CAMBIO
    Comissão Ambiental da Biologia, foi criada em 2009 e tem como objetivo realizar projetos e atividades que promovam práticas sustentáveis no IB-USP e na sociedade.

    Realizam reuniões semanais no Centro Didático do IB, para discutir o andamento de nossos projetos e debater sobre temas que envolvem sustentabilidade e meio ambiente. Alguns de seus projetos em andamento: a implantação de uma composteira no jardim do instituto, a análise do questionário socioambiental aplicado na população do IB e a manutenção da gestão de resíduos na bio.

    A comissão é formada por alunos do IB-USP, é coordenada pelo Prof. Dr. Jean Paul Metzger e co-coordenada pela Profa. Vânia Regina Pivello. Para participar, basta aparecer nas reuniões semanais. Elas ocorrem nas Quartas-Feiras, no horário de almoço, no Centro Didático do IB

  • Portal de Livros Abertos da USP  -   Submissões ao Instituto de Biociências (IB)

    O Portal de livros abertos da USP tem como finalidade o armazenamento e divulgação de livros gratuitos em formato digital produzidos por membros da comunidade USP.  O Portal entretanto não desempenha o papel de editora, ficando sob a responsabilidade do autor a adequação do conteúdo e da linguagem do material a ser depositado.

    Ao IB cabe estabelecer e colocar em prática os critérios para inclusão de livros no Portal de livros abertos da USP.

    Cabe à Comissão de Cultura e extensão universitária (CCEX) do IB a qualificação do livro a ser divulgado pelo Portal.

    Para tanto, A CCEX do IB designará pelo menos um parecerista que pode ou não pertencer à lista de especialistas indicados pelo autor. Essa lista é opcional.

    Com base no parecer emitido, a CCEX pode solicitar adequações da obra ao autor antes que a mesma seja disponibilizada junto ao portal.

    Interessados em enviar material:
    Formulário de Submissão

      Equipe para emissão de pareceres:
      Parecer 

  • Darwin Day

    Realização de palestra com tema ligado ao evento internacional Darwin Day.

    Responsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • USP e as Profissões

    Evento que mobiliza professores, alunos e funcionários para receber visitas de estudantes em seu Instituto. O intuito é dar aos estudantes a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade.

    Responsável Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra, Profa Dra. Deborah Yara e representação discente;


  • Semana do Meio Ambiente

    A SMA IB tem como objetivo criar um espaço de discussão, no qual a Universidade, juntamente com o seu público externo, tenha a possibilidade de se deparar com a questão ambiental vivenciada atualmente, podendo questioná-la e debatê-la, além desenvolver senso crítico e argumentação. Isso representa, portanto, uma complementação fundamental à grade curricular do estudante, sendo essencial para sua formação como profissional biólogo e como cidadão, sendo essa última essencial também para qualquer indivíduo que participe do evento. Ocorre tradicionalmente em maio de cada ano.

    Responsável Profa. Dra. Daniela Scarpa e corresponsáveis Profa. Dra. Deborah Yara, Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Feira das Profissões da USP

    Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobre tudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

    Responsável Profa. Dra. Beatriz Jordão e corresponsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Bio na Rua

    Evento de extensão realizado pelo Centro Acadêmico de Biologia, SPHN-CABio, em parceria com a CCEx do IB e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com a finalidade de divulgar os estudos na área de Ciências Biológicas e de aproximar o conteúdo de pesquisas universitárias do cotidiano das pessoas, alunos da graduação e pós-graduação interagem com o público, expondo trabalhos e estudos de biologia.
    O evento acontece anualmente ao longo de um dia em um parque escolhido na cidade de São Paulo. Neste local são realizadas oficinas e a exposição de diversos materiais didáticos. Os estudantes do curso de Ciências Biológicas expõem materiais e conversam sobre temas biológicos com o público. Os assuntos tratados versaram sobre diversidade animal, vegetal, o mundo microscópico e molecular, oficinas de aquarismo e horta urbana, pequenas palestras, instruções, além de outros. Cumprindo com sua proposta de Extensão Universitária, o Bio na Rua é um evento de grande relevância para o público e para os estudantes à medida que relaciona o ensino e o conhecimento na aproximação da Universidade ao cotidiano popular.


    Responsável
    representação discente com apoio da Profa. Dra. Daniela Scarpa

  • Dia do Biólogo
    O IB tradicionalmente comemora todos os anos o Dia do Biólogo, oferecendo aos seus alunos palestras, debates ou oficinas.

    Responsáveis Prof. Dr. Sergio Matioli e representação discente

  • Dia da Árvore

    Evento destinado à integração dos funcionários (contratados e terceirizados) do IB. São feitas tradicionalmente oficinas sustentáveis.

    Responsável representação discente, com apoio da Profa. Dra. Beatriz Jordão

  • Semana Temática - STBio
    Evento tradicional do calendário do IB, ocorre tradicionalmente em Setembro. Ao longo de suas edições a Comissão Organizadora da Semana Temática - COST receberam o apoio e reconhecimento do Instituto de Biociências (IB), tanto pela disponibilização do espaço físico e da infra-estrutura quanto pelo recorrente suporte financeiro por meio das comissões de graduação e de cultura e extensão (CG e CCEx). Como conseqüência dessa colaboração, a STBio conseguiu crescer e se tornar um evento de proporções consideráveis, ultrapassando congressos de calibre internacional tanto em número de inscritos (sendo que 20% destes são de fora da cidade de São Paulo), quanto em atividades oferecidas. Essa dimensão e alcance do evento, bem como o fato da comissão organizadora ser composta exclusivamente por alunos da graduação, trazem prestígio para o IB e para a Universidade de São Paulo. 

    R
    esponsáveis Profa. Dra. Gisele Oda e representação discente

  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / Virada Ciêntifica

    Um dos principais objetivos da SNCT é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável. Desde sua edição de 2015, tem sido realizada conjuntamente com o evento Virada Científica.

    Responsáveis Profa. Dra. Beatriz Jordão, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra, Prof. Dr. Sergio Matioli, Profa. Dra. Alessandra Fernandes Bizerra e representação discente

  • Universidade Aberta à Terceira Idade

    O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

  • Aprender com Cultura e Extensão

    A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade.


    ATIVIDADES DE EXTENSÃO DEPARTAMENTAIS

  • Departamento de Genética e Biologia Evolutiva

    LaNCE – Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias:


    1.       Treinamento de pessoal em cultivo de células-tronco;

    2.       Produção de linhagens de células tronco de pluripotencia induzida (hiPSCs) para pesquisa e em condições GMP (futuro);

    3.       Desenvolvimento de projeto de produção de células em condições GMP para ensaios clínicos.

    contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.