Evolução Humana - Sinopse

Qual a nossa origem? De onde viemos? O que nos torna humanos e nos distingue dos demais animais? O museu virtual da evolução humana traz ao público informações para responder essas e outras questões importantes para compreendermos a nossa origem. No entanto, encontrar respostas a essas perguntas nem sempre é algo simples. Resgatar o passado pode exigir muito tempo e muita dedicação.

Alguns marcadores são característicos de nossa humanidade, como, por exemplo, o andar bípede, a capacidade de produzir linguagem, a comunicação precisa com outros indivíduos de nossa espécie e o desenvolvimento da expressão simbólica. Portanto, devemos procurar no passado indícios da origem de tais características, assim como explicar o que fixou essas inovações.

Podemos dizer que a história da linhagem que levou ao aparecimento da nossa espécie, remonta a aproximadamente 7-6 milhões de anos, no fim do período geológico conhecido como Miocêno. Data dessa época um fóssil encontrado no deserto do Chade, no continente africano, pertencente a uma espécie de primata cujas características anatômicas do crânio (com 350 cm3), como a posição do forame magnum, indicam já possuir postura bípede, ou seja, essa espécie já era capaz de se locomover em terra sobre as duas pernas. O pesquisador responsável por essa descoberta em 2001, o paleontólogo M. Brunet, nomeou a espécie de Sahelantropus tchadensis.

Com datações próximas as do Sahelanthropus tchadensis, existem outros fósseis cuja morfologia também apresenta sinais de bipedalismo. No ano 2000 foi descoberto no Quênia fragmentos de ossos pós-cranianos de um hominínio fossilizado, dentre os quais parte de um fêmur cuja anatomia indica postura bípede. Esse material foi datado em 6 milhões de anos e a espécie recebeu o nome de Orrorin tugenensis.