O Museu

A proposta deste site é disponibilizar imagens de fósseis provenientes de descobertas arqueológicas de relevância para pesquisa e ensino sobre o tema Evolução do Hominínios.

Consiste em reprodução digital de réplicas de peças arqueológicas presentes no acervo do Lab. de Estudo Evolutivo Humanos (IB-USP) com informações recentes referentes a catalogação, táxons, geo-referenciamento, hábito de vida etc. de modo atender lacunas na difusão do conhecimento, teorias e questões relativas à formação da humanidade.

Num primeiro momento estão disponibilizadas imagens convencionais, de boa resolução. Porém, a intensão é aportar imagens tridimensionais dessa coleção, por meio de digitalização das peças em equipamento próprio (scaner 3D), permitindo maior realismo e interação.

As informações são de domínio público, podendo ser baixadas/copiadas para fins didáticos, pedagógicos e científicos.

Além disso, elaboramos uma sinópse dos conhecimentos sobre a Evolução Humana com o intúito de socializar com o público brasileiro, principalmente com a comunidade de professores do ensino fundamental, a história evolutiva de nossa espécie.

Servimo-nos basicamente de duas estratégias: mostrar de forma pictórica os principais fósseis já encontrados dos nossos ancestrais e apresentar uma breve descrição desses fósseis e de cada uma das espécies envolvidas.

Em nenhum momento, o site pretende verticalizar os conhecimentos sobre nossa trajetória evolutiva. Para tanto, apresentamos em diversos momentos, sites que podem ser acessados no exterior, maiormente em língua inglesa, para aqueles que desejam obter um conhecimento mais aprofundado sobre nossa historia evolutiva.

Esta empreitada só foi possível graças à existência da coleção didática “Thomas Van Der Laan”, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do IB-USP, a maior coleção de réplicas de hominínios fósseis e temas correlatos existente na América do Sul. Grande parte dessas réplicas foi adquirida com recursos da FAPESP.

Curadores